quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PROJETO SOLETRANDO



Título do Projeto: SOLETRANDO
E. E. “MENINO JESUS DE PRAGA”
Espaço de realização: Biblioteca Irmã Elizabeth.

 
1.    APRESENTAÇÃO:
O projeto Soletrando surgiu visando conscientizar a criança da importância da escrita correta, como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo de aprendizagem, através de uma competição saudável. O Projeto Soletrando é uma ferramenta que favorece maior assimilação de palavras novas e, concomitantemente, reforça conhecimentos anteriores, visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo.

2. JUSTIFICATIVA:          
A Língua Portuguesa possui inúmeras regras ortográficas, que por vezes são de difícil assimilação. Compreendê-las de forma lúdica é muito mais interessante.
Adaptamos uma brincadeira que denominamos Projeto Soletrando.
Este projeto integra a línguagem oral.

3.OBJETIVOS:
GERAIS:
  • Sensibilizar os alunos para a importância da escrita ortográfica correta, objetivando a formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade.
  • Memorizar a grafia correta das palavras.
  • Relacionar as palavras a seus significados.
  • Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;
  • Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;
  • Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;
  • Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras e sílabas na composição de uma palavra.
  • Despertar o interesse do aluno pela explicação dos significados das palavras adquirindo o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita.
  • Incentivar bons hábitos de leitura como ferramenta para a ampliação do vocabulário.

ESPECÍFICOS:
  • Compreender regras ortográficas.
  • Soletrar palavras com diferentes graus de dificuldades.

1.    PÚBLICO ALVO:
 Alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

5.    METAS:
Melhorar a ortografia e ampliar o vocabulário.

6. METODOLOGIA:
Primeira Fase:
Todos os alunos participam do soletrando compondo uma cabine e a cada rodada participam 8 crianças, sendo eliminadas 7.
Todas as crianças são envolvidas durante a realização do projeto: são elas que marcam o tempo; que fazem a leitura das palavras, dos significados, da aplicação na frase e respondem se a palavra foi soletrada corretamente ou não, dizendo se a palavra está exata ou errada. O tempo é marcado por uma criança através de uma ampulheta confeccionada com material reciclável. Uma criança fica encarregada de anotar a quantidade de acertos e erros de cada criança que compõe a cabine. Existem também tabuleiros onde as crianças marcam os avanços de cada criança competidora passando por desafios. Quando a criança alcança o primeiro desafio, é rolado um dado que indica números pares e ímpares, o número par indica uma palavra com grau maior de dificuldade e o número ímpar, um grau menor de dificuldade. A criança que chega primeiro no último desafio é a vencedora.
Segunda Fase:
Os vencedores de cada sala disputam uma vaga para a grande final, ou seja, acontecem as eliminações dentro da própria sala, restando apenas um competidor vencedor em cada sala para disputar entre as turmas no mesmo nível de escolaridade na fase final.

Fase Final:
A final acontece no pátio da escola, com um representante vencedor de cada turma, por nível de escolaridade. O vencedor da grande final recebe troféu e os demais medalhas.

7. RECURSOS:
a. HUMANOS
Professoras de Ensino no Uso da Biblioteca.

b. MATERIAIS
  • lápis, papel, pasta, cabines, tabuleiros, ampulheta, dado, banco de palavras.
8. AVALIAÇÃO:
  • A avaliação será continua no processo de aprendizagem, pois ela representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto SOLETRANDO e, também de modo abrangente considerando as variedades de habilidades (leitura, pronúncia, concentração) condizentes.

Responsáveis pela elaboração do projeto: Professora de Ensino em Uso da Biblioteca – Maria Laurieves Miranda de Souza.
Revisão Geral: Maria do Rosário Rocha Barbosa.


























                                                 FINAL DO SOLETRANDO 2012

FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 4º ANO
JOÃO AUGUSTO RODRIGUES CRUZ - PROFESSORA AURÉLIA
MATHEUS ANTHONY RODRIGUES DOS SANTOS - PROFESSORA DANIELA
LIVIA ARAUJO QUIOPERRO - PROFESSORA LOURDINHA 
ISADORA GONÇALVES ALMEIDA - MARIA ALICE
THIAGO MIRANDA CEVIDANES - MARILDA BARBOSA

VENCEDOR:JOÃO AUGUSTO RODRIGUES CRUZ - PROFESSORA AURÉLIA
 





FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 5º ANO
GABRIEL NOGUEIRA SOARES - PROFESSORAS MARIA MARTA / RENATA
CLAUDINEI FERREIRA DE SOUSA FILHO - PROFESSORA MARILDA OLIVEIRA
ANA BEATRIZ MOTTA MARTINS DE PONTES - PROFESSORAS APARECIDA MAIA / PATRICIA
MARIANA FERREIRA PRADO - PROFESSORA OLINDA 
GUILHERME HENRIQUE TIOLA ALVES TEIXEIRA - PROFESSORA SANDRA LIMA


VENCEDOR:GABRIEL NOGUEIRA SOARES - PROFESSORAS MARIA MARTA / RENATA




FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 3º ANO
JACKSON HENRIQUE DE OLIVEIRA FREITAS - PROFESSORA MARY
GUSTAVO HENRIQUE CALAIS PIRES - PROFESSORA PATRÍCIA
LUIZA CLARA COTA GRANATO - ÉRICA
LORENA SIMCINSCHI MOREIRA - MARIA JOSÉ
 NICOLE VAZ SILVA - CRISTIANE

VENCEDORA:LORENA SIMCINSCHI MOREIRA - MARIA JOSÉ








FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 2º ANO
LUÍZA COUTO DUARTE - PROFESSORA ROSELI
ENZO FELIPE ARAÚJO FERREIRA - PROFESSORA SÕNIA
PEDRO VICTOR EUFRÁSIO DE ASSIS - PROFESSORA MARIA ALICE
EMILLY ÁVILA OLIVEIRA DA SILVA - PROFESSORA SANDRA NICOLAU
GUSTAVO MARTINS LOURES - PROFESSORA SANDRA LÚCIA

VENCEDOR:GUSTAVO MARTINS LOURES - PROFESSORA SANDRA LÚCIA






FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 1º ANO
MARIA LUÍZA DE SOUZA - PROFESSORA ROSILENE
CAMILA NASCIMENTO - PROFESSORA SUZAMAR
LAYSSA KAMYLLY SILVA OLIVEIRA - PROFESSORA FÁTIMA
AMANDA KELLY DE SOUZA CAETANO - PROFESSORA PRIMEJANERI
OTAVIANO GABRIEL NASCIMENTO - PROFESSORA MÔNICA ELIZABETH

VENCEDORA:AMANDA KELLY DE SOUZA CAETANO - PROFESSORA PRIMEJANERI














2 comentários:

  1. Olá boa tarde, sou orientadora de apoio pedagógico no colégio Centro de Integração Social Santo Agostinho no Rio de Janeiro. E apresentei a primeira edição do soletrando, foi muito bacana e produtivo.E acho o trabalho de vocês maravilhoso, muito bacana. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o projeto, quero adaptá-lo para trabalhar com alunos do primeiro ano do ensino médio, que apresentam dificuldades de leitura.

    ResponderExcluir