Título do Projeto:
SOLETRANDO
E.
E. “MENINO JESUS DE PRAGA”
Espaço
de realização: Biblioteca Irmã Elizabeth.
1.
APRESENTAÇÃO:
O projeto Soletrando surgiu visando conscientizar a
criança da importância da escrita correta, como meio para ampliar seu
conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo
de aprendizagem, através de uma competição saudável. O
Projeto Soletrando é uma ferramenta que favorece maior assimilação de palavras
novas e, concomitantemente, reforça conhecimentos anteriores, visando criar
espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em
grupo.
2.
JUSTIFICATIVA:
A Língua Portuguesa possui inúmeras regras
ortográficas, que por vezes são de difícil assimilação. Compreendê-las de forma
lúdica é muito mais interessante.
Adaptamos uma brincadeira que denominamos Projeto Soletrando.
Este projeto integra a línguagem oral.
Adaptamos uma brincadeira que denominamos Projeto Soletrando.
Este projeto integra a línguagem oral.
3.OBJETIVOS:
GERAIS:
- Sensibilizar os alunos para a importância da escrita ortográfica correta, objetivando a formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade.
- Memorizar a grafia correta das palavras.
- Relacionar as palavras a seus significados.
- Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;
- Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;
- Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;
- Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras e sílabas na composição de uma palavra.
- Despertar o interesse do aluno pela explicação dos significados das palavras adquirindo o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita.
- Incentivar bons hábitos de leitura como
ferramenta para a ampliação do vocabulário.
ESPECÍFICOS:
- Compreender regras ortográficas.
- Soletrar palavras com diferentes graus de dificuldades.
1. PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ao 5º anos do
Ensino Fundamental.
5. METAS:
Melhorar a ortografia e
ampliar o vocabulário.
6.
METODOLOGIA:
Primeira
Fase:
Todos os alunos participam do
soletrando compondo uma cabine e a cada rodada participam 8 crianças, sendo
eliminadas 7.
Todas as crianças são envolvidas
durante a realização do projeto: são elas que marcam o tempo; que fazem a
leitura das palavras, dos significados, da aplicação na frase e respondem se a palavra
foi soletrada corretamente ou não, dizendo se a palavra está exata ou errada. O tempo é marcado por uma
criança através de uma ampulheta confeccionada com material reciclável. Uma
criança fica encarregada de anotar a quantidade de acertos e erros de cada
criança que compõe a cabine. Existem também tabuleiros onde as crianças marcam
os avanços de cada criança competidora passando por desafios. Quando a criança
alcança o primeiro desafio, é rolado um dado que indica números pares e
ímpares, o número par indica uma palavra com grau maior de dificuldade e o
número ímpar, um grau menor de dificuldade. A criança que chega primeiro no
último desafio é a vencedora.
Segunda
Fase:
Os vencedores de cada sala
disputam uma vaga para a grande final, ou seja, acontecem
as eliminações dentro da própria sala, restando apenas um competidor vencedor em
cada sala para disputar entre as turmas no mesmo nível de escolaridade na fase final.
Fase Final:
A
final acontece no pátio da escola, com um representante vencedor de cada turma,
por nível de escolaridade. O vencedor da grande final recebe troféu e os demais
medalhas.
7. RECURSOS:
a. HUMANOS
Professoras
de Ensino no Uso da Biblioteca.
b. MATERIAIS
- lápis, papel, pasta, cabines, tabuleiros, ampulheta, dado, banco de palavras.
8. AVALIAÇÃO:
- A avaliação será continua no processo de aprendizagem, pois ela representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto SOLETRANDO e, também de modo abrangente considerando as variedades de habilidades (leitura, pronúncia, concentração) condizentes.
Responsáveis
pela elaboração do projeto: Professora de Ensino em Uso
da Biblioteca – Maria Laurieves Miranda de Souza.
Revisão
Geral: Maria do Rosário Rocha Barbosa.
FINAL DO SOLETRANDO 2012
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 4º ANO
JOÃO AUGUSTO RODRIGUES CRUZ - PROFESSORA AURÉLIA
MATHEUS ANTHONY RODRIGUES DOS SANTOS - PROFESSORA DANIELA
LIVIA ARAUJO QUIOPERRO - PROFESSORA LOURDINHA
ISADORA GONÇALVES ALMEIDA - MARIA ALICE
THIAGO MIRANDA CEVIDANES - MARILDA BARBOSA
VENCEDOR:JOÃO AUGUSTO RODRIGUES CRUZ - PROFESSORA AURÉLIA
CLAUDINEI FERREIRA DE SOUSA FILHO - PROFESSORA MARILDA OLIVEIRA
ANA BEATRIZ MOTTA MARTINS DE PONTES - PROFESSORAS APARECIDA MAIA / PATRICIA
MARIANA FERREIRA PRADO - PROFESSORA OLINDA
GUILHERME HENRIQUE TIOLA ALVES TEIXEIRA - PROFESSORA SANDRA LIMA
VENCEDOR:GABRIEL NOGUEIRA SOARES - PROFESSORAS MARIA MARTA / RENATA
VENCEDOR:JOÃO AUGUSTO RODRIGUES CRUZ - PROFESSORA AURÉLIA
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 5º ANO
GABRIEL NOGUEIRA SOARES - PROFESSORAS MARIA MARTA / RENATACLAUDINEI FERREIRA DE SOUSA FILHO - PROFESSORA MARILDA OLIVEIRA
ANA BEATRIZ MOTTA MARTINS DE PONTES - PROFESSORAS APARECIDA MAIA / PATRICIA
MARIANA FERREIRA PRADO - PROFESSORA OLINDA
GUILHERME HENRIQUE TIOLA ALVES TEIXEIRA - PROFESSORA SANDRA LIMA
VENCEDOR:GABRIEL NOGUEIRA SOARES - PROFESSORAS MARIA MARTA / RENATA
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 3º ANO
JACKSON HENRIQUE DE OLIVEIRA FREITAS - PROFESSORA MARY
GUSTAVO HENRIQUE CALAIS PIRES - PROFESSORA PATRÍCIA
LUIZA CLARA COTA GRANATO - ÉRICA
LORENA SIMCINSCHI MOREIRA - MARIA JOSÉ
NICOLE VAZ SILVA - CRISTIANE
VENCEDORA:LORENA SIMCINSCHI MOREIRA - MARIA JOSÉ
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 2º ANO
LUÍZA COUTO DUARTE - PROFESSORA ROSELI
VENCEDORA:LORENA SIMCINSCHI MOREIRA - MARIA JOSÉ
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 2º ANO
ENZO FELIPE ARAÚJO FERREIRA - PROFESSORA SÕNIA
PEDRO VICTOR EUFRÁSIO DE ASSIS - PROFESSORA MARIA ALICE
EMILLY ÁVILA OLIVEIRA DA SILVA - PROFESSORA SANDRA NICOLAU
GUSTAVO MARTINS LOURES - PROFESSORA SANDRA LÚCIA
VENCEDOR:GUSTAVO MARTINS LOURES - PROFESSORA SANDRA LÚCIA
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 1º ANO
VENCEDOR:GUSTAVO MARTINS LOURES - PROFESSORA SANDRA LÚCIA
FINALISTAS DO SOLETRANDO 2012 - 1º ANO
MARIA LUÍZA DE SOUZA - PROFESSORA ROSILENE
CAMILA NASCIMENTO - PROFESSORA SUZAMAR
LAYSSA KAMYLLY SILVA OLIVEIRA - PROFESSORA FÁTIMA
AMANDA KELLY DE SOUZA CAETANO - PROFESSORA PRIMEJANERI
OTAVIANO GABRIEL NASCIMENTO - PROFESSORA MÔNICA ELIZABETH
VENCEDORA:AMANDA KELLY DE SOUZA CAETANO - PROFESSORA PRIMEJANERI
VENCEDORA:AMANDA KELLY DE SOUZA CAETANO - PROFESSORA PRIMEJANERI
Olá boa tarde, sou orientadora de apoio pedagógico no colégio Centro de Integração Social Santo Agostinho no Rio de Janeiro. E apresentei a primeira edição do soletrando, foi muito bacana e produtivo.E acho o trabalho de vocês maravilhoso, muito bacana. parabéns.
ResponderExcluirMuito interessante o projeto, quero adaptá-lo para trabalhar com alunos do primeiro ano do ensino médio, que apresentam dificuldades de leitura.
ResponderExcluir