terça-feira, 12 de março de 2019


                                             HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Estadual Menino Jesus de Praga de Ensino Fundamental, foi instalada e inaugurada em 01/02/1955, tendo sido sua criação regulamentada pelo Decreto n° 4.448 de 09/03/1955, publicado no Minas Gerais de 10 de março de 1955, com o nome de Grupo Escolar Menino Jesus de Praga. Posteriormente, através do Decreto 16.244 de 08/05/1974, a escola passou a denominar-se Escola Estadual Menino Jesus de Praga – 1º Grau.
Da data de sua criação até o mês de julho de 1984, a Escola Estadual Menino Jesus de Praga funcionou em prédio alugado pelo Estado, na antiga Avenida São José Nº 49, hoje Avenida Moacir de Mattos, no Centro de Caratinga.
Em 24 de junho de 1983 foi lançada a pedra fundamental no local onde seria construída a sede própria da Escola Menino Jesus de Praga, local este situado na Rua Maria das Dores Cimini, s/n, Centro.
No ano de 1984, a escola iniciou o 2° semestre em sede própria, no local mencionado acima. Em virtude das condições precárias e da insatisfação da comunidade escolar, a escola, em parceria com a Prefeitura Municipal, viu-se obrigada a realizar uma campanha para pavimentação da sua via de acesso, o que ocasionou o seu funcionamento nas dependências do então Ginásio Nossa Senhora das Graças, localizado na Rua Cel. Antônio da Silva, n° 351, durante o ano de 1985 retornando ao seu prédio próprio em 1986 e lá funcionando até 1987.

Em virtude da insatisfação da comunidade escolar, somados a incidentes ocorridos no prédio, em fevereiro de 1988, com o apoio do Colegiado e do Secretário de Estado da Educação à época, Dr. Hugo Modesto Gontijo, teve seu prédio interditado resultando na sua transferência para o prédio alugado da Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa localizado na Rua João Pinheiro, n° 147, Centro.
No ano de 1995 a Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa comunicou à Escola, à 6ª Superintendência Regional de Ensino e à Secretaria de Estado de Educação do não interesse em renovar o contrato de locação para funcionamento da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, no ano de 1996. Diante da situação, Direção, Colegiado, SRE, Prefeitura Municipal e lideranças políticas, buscaram alternativas junto à SEE/MG, para locação de outro prédio que atendesse à comunidade escolar.
Após estudo da situação a Ilma Dra. Ana Luíza Pinheiro, então Secretária de Estado de Educação, autorizou a mudança da escola para o prédio onde já funcionara anteriormente, no extinto Ginásio Nossa Senhora das Graças, localizado na Rua Cel. Antônio da Silva, n° 351.
Em 2008, efetiva campanha da comunidade escolar e  interesse das autoridades para aquisição do prédio culminaram  na compra do prédio mencionado acima, encerrando anos de incertezas quanto à localização da escola.           Em 2013, nova alocação se fez necessária considerando a reforma/reconstrução do prédio citado. 
O local de destino foi a Avenida Olegário Maciel 306, centro.
A E. E Menino Jesus de Praga, por contar com um Colegiado atuante, pais participativos e funcionários conscientes e dinâmicos, busca o cumprimento eficiente do dever de proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos.
A prática pedagógica é desenvolvida pela escola através de projetos, exigindo muita dedicação e estudo para dar um novo significado ao espaço escolar e em consequência provocar uma experiência educativa onde o processo de construção do conhecimento esteja integrado às práticas do dia a dia.
A Escola Estadual Menino Jesus de Praga procura sempre realizar um trabalho que proporcione maior participação e envolvimento da Comunidade Escolar. Entendemos que esta participação deve ser estimulada e permanentemente buscada com transparência. Portanto, a Escola está sempre aberta para ouvir sugestões e críticas, procurando atender aos pais, sem perder de vista seu principal objetivo: o sucesso pedagógico e o desenvolvimento integral do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário