segunda-feira, 10 de junho de 2013

1ª FASE DA 24ª FEIRA DO SABER


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

BRINCADEIRAS DE HOJE DE ONTEM E DE SEMPRE

OBJETIVOS:
  • Identificar que as brincadeiras fazem parte da cultura humana;
  • Perceber que há mudanças e permanências na forma de brincar.

CONTEÚDO: Brinquedos e brincadeiras do passado e do presente.

ANO: 3º ano do Ciclo de Alfabetização / Professora: Patrícia R. Campos.

TEMPO APROXIMADO: 15 dias

MATERIAL NECESSÁRIO: Não haverá a necessidade de materiais muito específicos, além dos habituais papéis e canetas para registro. É interessante também usar imagens coletadas em livros e na internet.

DESENVOLVIMENTO:

ETAPA 1: Trabalhar com a história em quadrinhos: Brincadeiras com papel (Maurício de Souza).

ETAPA 2: Realizar a atividade de sondagem e problematização:
  1. Qual seu brinquedo e sua brincadeira preferidos?
  2. Em sua opinião os brinquedos que você tem hoje e as brincadeiras que gosta de brincar são as mesmas do tempo de criança dos seus avós?
  3.  Em sua opinião as crianças das diferentes partes do mundo brincam das mesmas coisas que você?

ETAPA 3: Provocar os alunos a pesquisarem sobre o assunto:
  1. Realizar entrevista com os avós ou outra pessoa mais velha para saber quais eram as brincadeiras e os brinquedos do seu tempo de criança.
  2. Pesquisar em livros ou pela Internet.

ETAPA 4: Organizar a socialização das entrevistas e pesquisas:
  1. Montar uma tabela com os brinquedos e brincadeiras mais citados pelos avós.
  2. A partir da tabela construir gráfico de barras representando os resultados.

ETAPA 5:
  1. Realizar pesquisa entre os alunos da classe ou da escola para saber sobre os brinquedos e brincadeiras preferidos das crianças de hoje.
  2. Montar uma tabela com os dados coletados.
  3. A partir da tabela construir gráfico de barras representando os resultados.

ETAPA 6: Montar com os alunos uma tabela comparativa com as brincadeiras e brinquedos do passado e do presente (através de informações escritas e/ou imagens).


ETAPA 7:  Possibilitar a ampliação do universo de informações dos alunos sobre a temática:
  1. Oferecer aos alunos informações sobre o modo de brincar de outras culturas. Povos e lugares. (através de textos, contação de histórias, filmes, pinturas, entre outros).
  2. Oferecer aos alunos textos (lidos pelos/para os alunos) que apresentem informações sobre a guarda de brinquedos em museus como uma fonte histórica.
  3. Promover uma roda de conversa sobre o assunto.

ETAPA 8: OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO:
  1. Organizar oficinas de brincadeiras (com as famílias, com as diferentes turmas da escola, só com a turma que vivenciou o trabalho).
  2. Organizar uma oficina de construção de brinquedos utilizando sucata (vai-e-vem, bilboquê, cai-não-cai, cavalinho de pau, corda de sacola plástica, cobrinha, carrinhos de caixas, bonecas de meia, bola de meia, entre outros).
  3. Promover a exposição dos brinquedos construídos pelos alunos e brinquedos recolhidos com os avós ou outras pessoas ilustrando os brinquedos do passado (pião, bonecas, carrinhos, dama, dominó, entre outros).
  4. Organizar a escuta de cantigas de roda (brincadeira muito comum no passado) e a sua experiência no pátio .

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados numa perspectiva diagnóstica e processual através da observação e registro do professor que levará em conta: participação, interesse, desenvolvimento das atividades, etc.


Professora: Patrícia Rodrigues Loures


 



 

 


3º ANO TIA CRISTIANE


24ª Feira do Saber na Escola Estadual Menino Jesus de Praga
3º Ano – Professora Cristiane da Silva Souza Valente- Junho/2013
Título: Tempo e Trabalho
Tema: O Trabalho ao longo do Tempo
Objetivos:
       I.            Reconhecer a si e aos outros como sujeitos históricos percebendo a existência do tempo como um elemento importante na sua vida e na vida dos outros;
    II.            Perceber as mudanças ocorridas pelo trabalho na sociedade em que vivemos;
 III.            Ler imagens,interpretar dados e entender documentos de diferentes fontes de informação;
 IV.            Adquirir noções de tempo e comparar os acontecimentos de épocas distintas;
    V.            Valorizar as iniciativas que resultem na melhoria das condições de vida das pessoas sem agressão ao meio ambiente;
 VI.            Proporcionar feedback, buscando a integração entre áreas e conteúdos de forma interdisciplinar.

É por meio do trabalho que o ser humano transforma a natureza e cria riquezas.
É pelo trabalho que obtemos os meios para a nossa subsistência
 e afirmamos nossa dignidade humana.”

Esta frase serviu de inspiração para  o 5º capítulo do livro didático e motivou o estudo aprofundado do tema que teve a culminância na 24ª Feira do Saber do 3º ano Professora Cristiane em 2013.Através deste tema os alunos conheceram vários aspectos do mercado de trabalho,novas tecnologias e a importância do trabalho na vida das pessoas.
Recursos Didáticos e atividades desenvolvidas em cada tema:
1)      Exploração de imagens;
2)      Entrevistas;
3)      Consultas a diferentes fontes de informação e com gêneros textuais variados;
4)      Roteiro para estudo de textos;
5)      Trabalho individual,em dupla e coletivo;
6)      Registro das atividades através de registro e fotografias;
7)      Trabalho de campo;
8)      Pesquisas;
9)      Construção de gráficos,maquetes e linha de tempo.
10)  Confecção de cartazes e banner.


Tempo
e
Trabalho
(TEMAS)
ü  As pessoas e o trabalho.
ü  Enquanto uns dormem, outros trabalham.
ü  O trabalho ao longo do tempo.
ü  O trabalho no campo e nas cidades
ü  O  trabalho infantil.
ü  O trabalho nas comunidades indígenas.
ü  Imagens do trabalho escravo no Brasil.
ü  As mulheres no mundo do trabalho.
ü  Em benefício de todos.

          “É por meio do trabalho que os seres humanos se relacionam uns com os outros, transformam a natureza e os espaços onde vivem adequando-os às suas necessidades”.Com base nesta afirmativa a atividade inicial foi realizada a partir de um questionamento aos alunos sobre o tema e a imagem de introdução do capítulo,na página 82 do livro didático.Depois de verificar o conhecimento prévio das crianças,fizemos um levantamento das várias profissões que fazem parte do dia a dia das pessoas e do que cada uma gostaria de ser quando for adulto(que profissão quero ter).Registramos os resultados em um gráfico.
           Por essa atividade os alunos puderam perceber a evolução  e divisão do trabalho ao longo dos tempos.Discutimos a inovação do trabalho após a Revolução Industrial.Os benefícios e malefícios deste período no campo e nas cidades.As atividade que abordaram a divisão do trabalho permitiram a compreensão do Trabalho Infantil e do trabalho das Mulheres.Perceberam e identificaram diferentes sujeitos históricos ao longo do trabalho e do tempo como:os índios,os escravos,os operários das indústrias,as crianças e as mulheres.
          No primeiro bloco de atividades que tem como tema As pessoas e o trabalho através dos textos e de  gravuras coletadas pelos alunos discutimos sobre o  papel de cada profissional e da importância em se ter uma profissão no mundo de hoje.Aprendemos a valorizar cada profissional e a função que desempenha já que não há profissões  mais ou menos importantes ,melhores ou piores,que todas são extremamente necessárias para a vida das pessoas.Neste tema os alunos fizeram entrevista a familiares que através de perguntas puderam  falar sobre suas profissões,o que os deixam feliz e também o que os causam incômodo.
         No segundo bloco o tema foi Enquanto uns dormem,outros trabalham  os alunos perceberam que além de seus familiares,dos professores,dos funcionários da escola e dos seus amigos muitas outras pessoas participam da sua vida por meio de seu trabalho como  os médicos,os carteiros,os garis,os caminhoneiros,os farmacêutico e os dentista,os feirantes os advogados enfim que dependemos uns dos outros,e, que o trabalho é fundamental  para a continuidade da vida e da sociedade.
          Em O trabalho ao longo do tempo  foi possível verificar  as muitas mudanças ocorridas no trabalho ao longo dos anos  tanto no  campo como nas cidades.Apesar de muitas pessoas viverem do trabalho no campo ele é muito desvalorizado.Os trabalhadores enfrentam os mais variados problemas.Nas pequenas propriedades os trabalhadores e seus familiares acabam trabalhando para a própria subsistência enquanto nas grandes propriedade o uso de máquinas modernas estão cada vez mais eliminando a mão de obra humana.
          Verificaram também que as cidades depois da revolução das indústrias passaram a sofrer com vários problemas dentre eles destacamos os ambientais,de saúde pública e de educação.
          Fizemos um trabalho de campo a uma indústria local  (POLITRIZ) onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender como a indústria fabrica através de máquinas modernas e com matéria prima a base de água,cimento,brita,pó de pedra e pedras que recolhem no fundo do rio pisos dos mais variados tamanho e modelos,blocos de cimento,manilhas e bloquetes  usados no calçamento de ruas.Após o trabalho de campo estudamos sobre o extrativismo e suas consequência para o meio ambiente.
          No bloco Trabalho escravo e trabalho indígena é importante ressaltar  como foi o trabalho escravo no Brasil.Pela leitura das imagens verificou-se como as  pessoas eram,que tipo de trabalho desempenhavam,como viviam e se vestiam e como ainda hoje temos no Brasil  marcas do trabalho escravo e donos de grandes propriedades que “acham” que podem pagar pouco e muitas vezes nem pagar pelo trabalho desenvolvidos em suas plantações.(Levantamento de várias  notícias  de jornal sobre o trabalho escravo nos dias de hoje).Também aprendemos como viviam os índios na época da chegada dos portugueses,Como vivem hoje e como é feita a distribuição do trabalho nas comunidades indígenas.
          Neste próximo bloco o interesse das crianças ficou marcante.Eles questionaram  muito sobre o Trabalho Infantil e trouxeram muitas figuras para exemplificar a triste realidade de muitas crianças que não tem acesso ao lazer, a saúde,a moradia e a educação de qualidade.Fizemos pesquisas em livros,jornais,revistas e na internet e as crianças sensibilizaram –se com tanto sofrimento de outras crianças que muitas vezes se sentem obrigados a abandonar os estudos para enfrentar o mundo dos grandes no mercado de trabalho.O que mais chamou a atenção foi o alto índice de trabalho infantil no estado da Bahia e em nosso estado Minas Gerais.
          O penúltimo bloco de estudo foi marcado pela lutas das mulheres ao longo dos tempos para conquistar  tanto o mercado de trabalho como também os direitos e  benefícios que temos hoje antes dados somente aos homens.Ao conversamos sobre o preconceito ao trabalho feminino percebemos como as mulheres conquistaram espaço e hoje atuam nas mais diferentes áreas profissionais.
          Enfim concluiu-se que o trabalho sempre fez parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos.As sociedades mais antigas viviam da caça,da pesca , da troca de mercadorias e antes da existência das fábricas o trabalho era feito artesanalmente.Com a chegada das máquinas muitas mudanças aconteceram ,mas as pessoas não deixaram de participar da vida social por meio do seu trabalho.O trabalho escravo foi explorado no Brasil por séculos e ainda hoje encontramos este tipo de situação espalhados pelo interior do país assim como o trabalho infantil nas ruas e sinas das grandes cidades e em carvoarias,olarias e plantações.Concluímos  também que o trabalho indígena não visa riquezas e que o trabalho feminino vem sendo reconhecido e valorizado cada dia  mais.
          Portanto, temos que praticar ações que visem o bem estar das pessoas e da   sociedade visando diminuir as desigualdades sociais e suas conseqüências.Participando de causa sociais boas exercemos o bem e trabalhamos em benefício da coletividade.É preciso ter consciência que uma sociedade justa é aquela que inclui todas os cidadãos.
Texto elaborado pela professora Cristiane da Silva Souza Valente.
E.E.Menino Jesus de Praga. Caratinga.Junho/2013


 

2º ANO TIA JUCIMARA


3º ANO TIA PRIMEJANERI


2º ANO TIA MARIA ALICE


2º ANO TIA SONIA

3º ANO TIA MARIA JOSÉ



“E. E. MENINO JESUS DE PRAGA”
PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Tema: Pelas ruas da cidade
Professora: Maria José Baese Caetano
3º ano – 2013
JUSTIFICATIVA: O temo é interessante, levará a uma abordagem interdisciplinar e literária, bem como será utilizado em inúmeros trabalhos de arte e produção de texto.
OBJETIVO GERAL: Ao trabalhar com o assunto abordado, os alunos terão a oportunidade de conhecer e discutir sobre a cidade de antes e de hoje, conhecer os bairros e as ruas onde moram, o lugar onde vive, como era a rua antes, como é hoje e o que mudou. Também terão a oportunidade de conhecer as brincadeiras de ontem e de hoje e como usar as palavras mágicas em seu dia a dia.
EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas, entrevistas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.
VIDA COTIDIANA: Valorizar a preservação da cidade, dos bairros e das ruas onde vivem, da convivência entre as pessoas e ter um conhecimento mais abrangente das brincadeiras de antigamente comparando com as de hoje, observando as mudanças ocorridas com o passar do tempo.
COMPETÊNCIAS:
PORTUGUÊS
·         Ler e socializar diversos tipos de textos.
·         Produzir textos relacionados aos trabalhados, ouvir história contada por uma pessoa mais antiga.
·         Preparar a fala para a apresentação durante a Feira.
·         Leitura de histórias em quadrinhos relacionadas ao tema e outros textos, como bilhete aos pais, descrição, convite e entrevista.
CIÊNCIAS
·         Conhecer a coleta seletiva nas ruas de sua cidade e a preservação do ambiente em que vivem.
GEOGRAFIA
·         Reconhecer nos mapas onde fica situada a cidade em que vivemos e os bairros da cidade.
ARTES
·         Expressar sentimentos e conhecimentos através de trabalhos de arte, como ilustração de textos, brinquedos e música que fala do passado (“Utopia”).
SONDAGEM/ PROBLEMATIZAÇÃO
·         Organizar a sala de forma adequada.
·         Dividir 6 grupos com 5 componentes que falarão durante a feira, sendo 3 equipes em horários diferentes.
ALUNO 1: Bom dia visitante! A nossa turma vai falar sobre as ruas da cidade.
Você sabia que...
ALUNO 2: (Dar continuidade ao assunto).
·         Cartazes com diversos temas abordados, produções de textos dos alunos, trabalhos de artes relacionados e ilustrações.
·         Mesa – Maquetes, brinquedos e porta-retratos com fotos da cidade.
·         Falar sobre a Feira do Saber, propondo o tema “Pelas ruas da cidade”.
·         Verificar o interesse e desafiar os alunos a trabalhar sobre o tema.
·         Propor a divisão das crianças para o trabalho apresentado.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
·         Ouvir a música “Utopia” apresentada por uma aluna e por um convidado da professora.
·         Ler textos informativos sobre a cidade e interpretar coletivamente.
·         Trabalhar o assunto no livro didático de história.
·         Estudar as palavras mágicas no livro didático de Português.
·         Fazer desenhos diversos sobre o assunto.
·         Conhecer a planta da escola.
·         Pesquisar fotografias diversas da cidade.
·         Pesquisar a história das ruas onde morem e dos bairros da cidade.
·         Coletar dados por meio de pesquisas e observações.
·         Usar diferentes fontes de informações e relacioná-las.
GENERALIZAÇÃO
·         Fazer o relatório coletivo sobre o que foi estudado, para exposição no dia da Feira do Saber.
APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL
·         Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
AVALIAÇÃO
·         Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do saber, observando o interesse e a participação de cada aluno.



3º ANO TIA DENISE




2º ANO TIA LUCIANE







PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM
TEMA: ANIMAIS  NOTURNOS
E.  E.  MENINO JESUS DE PRAGA
2º ANO -  2.013
PROFESSORA: ROSELÍ DO CARMO DE SOUZA NASCIMENTO

JUSTIFICATIVA: O tema é interessante, levará a uma  abordagem interdisciplinar e literária, bem como será utilizado em inúmeros trabalhos de arte e produção de textos.

OBJETIVO GERAL: Ao trabalhar com o assunto, os alunos terão a oportunidade de conhecer e discutir sobre os hábitos de alguns animais, que sejam mais interessantes para eles, sejam da fauna brasileira ou não.

EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas realizadas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.

VIDA COTIDIANA: valorizar a preservação ambiental como imprescindível para a vida dos animais estudados.

COMPETÊNCIA:
PORTUGUES:
  • Ler e interpretar diversos textos: informativos , instrucionais (dobradura de animais), literários, jornalísticos: anúncios (Classificados poéticos e classificados de venda de animais domésticos).
  • Escrever textos sobre o tema (bilhete, descrição, convite, narrativas, etc.).
  • Preparar e apresentar através da linguagem oral, o assunto durante a Feira do Saber na escola.

MATEMÁTICA
  • Fazer coleta de dados e elaborar gráfico de barras sobre os tipos de animais noturnos.
  • Resolver desafios envolvendo o assunto.
  • Trabalhar com algumas formas geométricas, durante a confecção de dobraduras e outros trabalhos de arte na sala de aula.

CIENCIAS

  • Listar hábitos de alguns animais interessantes e conhecer o habitat dos mesmos.
  • Refletir sobre as obrigações de cada um de nós na preservação ambiental, a fim de evitar a extinção dos animais.

GEOGRAFIA
  • Reconhecer no mapa do Brasil e do mundo as regiões onde vivem os animais estudados.
  • Representar os espaços de vivência dos animais (desenho e maquete).

 ARTES
  • Expressar sentimentos e conhecimentos através de trabalhos de arte, como pintura, colagem, confecção de dobraduras e maquetes.


SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO
  • Falar sobre a Feira do Saber, propondo o tema “Animais”, para todo o segundo ano. Verificar o interesse e desafiar os alunos a trabalhar sobre os animais noturnos.
  • Verificar em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
  • Propor a divisão da turma em grupos para o trabalho com subtítulos.

INSTRUMENTALIZAÇÃO
  • Assistir ao vídeo sobre os animais, preparado pela professora Lourdinha, na biblioteca; depois, conversar sobre o que foi visto: as interações dos seres vivos ao meio ambiente, e suas adaptações a este meio.
  • Ler texto informativo sobre os animais noturnos e interpretar coletivamente;
  • Leitura de poesias, como  “Corujinha”, de Vinícius de Moraes,  “Os olhos dos gatos”, de Elias José,  fazendo a interpretação das mesmas;
  • Leitura de outros textos ( informativos , publicitários, etc.)
  • Trabalhar o assunto no livro didático de Ciências.
  • Fazer dobraduras de animais.
  • Fazer  desenhos diversos sobre o assunto.
  • Pesquisar figuras e/ou fotografias de diversos tipos de animais noturnos , no Brasil e no mundo, montando um mural.
  • Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
  • Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las.

GENERALIZAÇÃO
  • Fazer relatório coletivo sobre o que foi estudado, para exposição no dia da Feira do Saber.
APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL:
  • Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
AVALIAÇÃO
  • Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do Saber, observando o interesse e a participação de cada aluno.






ABERTURA DA 1ª FASE DA 24ª FEIRA DO SABER



CORAL INFANTIL MENINO JESUS






APRESENTAÇÃO MUSICAL NA ABERTURA DA FEIRA
















TURMAS DOS 1º ANOS - TIA GISELLE E TIA ANDRÉIA








































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