SEQUÊNCIA DIDÁTICA
BRINCADEIRAS DE HOJE DE ONTEM E DE SEMPRE
OBJETIVOS:
- Identificar que as brincadeiras fazem parte da cultura humana;
- Perceber que
há mudanças e permanências na forma de brincar.
CONTEÚDO: Brinquedos e brincadeiras do passado e do presente.
ANO: 3º ano do Ciclo de Alfabetização / Professora: Patrícia R. Campos.
TEMPO APROXIMADO: 15 dias
MATERIAL NECESSÁRIO: Não haverá a necessidade de materiais muito
específicos, além dos habituais papéis e canetas para registro. É interessante
também usar imagens coletadas em livros e na internet.
DESENVOLVIMENTO:
ETAPA 1: Trabalhar com a história em quadrinhos: Brincadeiras com papel
(Maurício de Souza).
ETAPA 2: Realizar a atividade de sondagem e problematização:
- Qual seu brinquedo e sua brincadeira preferidos?
- Em sua opinião os brinquedos que você tem hoje e as brincadeiras que gosta de brincar são as mesmas do tempo de criança dos seus avós?
- Em sua opinião as crianças das diferentes partes do mundo brincam das mesmas coisas que você?
ETAPA 3: Provocar os alunos a pesquisarem sobre o assunto:
- Realizar entrevista com os avós ou outra pessoa mais velha para saber quais eram as brincadeiras e os brinquedos do seu tempo de criança.
- Pesquisar em livros ou pela Internet.
ETAPA 4: Organizar a socialização das entrevistas e pesquisas:
- Montar uma tabela com os brinquedos e brincadeiras mais citados pelos avós.
- A partir da tabela construir gráfico de barras representando os resultados.
ETAPA 5:
- Realizar pesquisa entre os alunos da classe ou da escola para saber sobre os brinquedos e brincadeiras preferidos das crianças de hoje.
- Montar uma tabela com os dados coletados.
- A partir da tabela construir gráfico de barras representando os resultados.
ETAPA 6: Montar com os alunos uma tabela comparativa com as brincadeiras e brinquedos do passado e do
presente (através de informações escritas e/ou imagens).
ETAPA 7: Possibilitar a
ampliação do universo de informações dos alunos sobre a temática:
- Oferecer aos alunos informações sobre o modo de brincar de outras culturas. Povos e lugares. (através de textos, contação de histórias, filmes, pinturas, entre outros).
- Oferecer aos alunos textos (lidos pelos/para os alunos) que apresentem informações sobre a guarda de brinquedos em museus como uma fonte histórica.
- Promover uma roda de conversa sobre o assunto.
ETAPA 8: OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO:
- Organizar oficinas de brincadeiras (com as famílias, com as diferentes turmas da escola, só com a turma que vivenciou o trabalho).
- Organizar uma oficina de construção de brinquedos utilizando sucata (vai-e-vem, bilboquê, cai-não-cai, cavalinho de pau, corda de sacola plástica, cobrinha, carrinhos de caixas, bonecas de meia, bola de meia, entre outros).
- Promover a exposição dos brinquedos construídos pelos alunos e brinquedos recolhidos com os avós ou outras pessoas ilustrando os brinquedos do passado (pião, bonecas, carrinhos, dama, dominó, entre outros).
- Organizar a escuta de cantigas de roda (brincadeira muito comum no passado) e a sua experiência no pátio .
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados numa perspectiva diagnóstica e
processual através da observação e registro do professor que levará em conta:
participação, interesse, desenvolvimento das atividades, etc.
Professora: Patrícia Rodrigues Loures
3º ANO TIA CRISTIANE
24ª Feira do Saber na
Escola Estadual Menino Jesus de Praga
3º Ano – Professora Cristiane
da Silva Souza Valente- Junho/2013
Título: Tempo e
Trabalho
Tema: O Trabalho ao
longo do Tempo
Objetivos:
I.
Reconhecer a si e aos outros como sujeitos históricos percebendo a
existência do tempo como um elemento importante na sua vida e na vida dos
outros;
II.
Perceber as mudanças ocorridas pelo trabalho na sociedade em que
vivemos;
III.
Ler imagens,interpretar dados e entender documentos de diferentes fontes
de informação;
IV.
Adquirir noções de tempo e comparar os acontecimentos de épocas
distintas;
V.
Valorizar as iniciativas que resultem na melhoria das condições de vida
das pessoas sem agressão ao meio ambiente;
VI.
Proporcionar feedback, buscando a integração entre áreas e conteúdos de
forma interdisciplinar.
“É por meio
do trabalho que o ser humano transforma a natureza e cria riquezas.
É pelo trabalho que
obtemos os meios para a nossa subsistência
e afirmamos nossa dignidade humana.”
Esta frase serviu de inspiração para o 5º capítulo do livro didático e motivou o
estudo aprofundado do tema que teve a culminância na 24ª Feira do Saber do 3º
ano Professora Cristiane em 2013.Através deste tema os alunos conheceram vários
aspectos do mercado de trabalho,novas tecnologias e a importância do trabalho
na vida das pessoas.
Recursos Didáticos e
atividades desenvolvidas em cada tema:
1) Exploração de
imagens;
2) Entrevistas;
3) Consultas a
diferentes fontes de informação e com gêneros textuais variados;
4) Roteiro para estudo
de textos;
5) Trabalho
individual,em dupla e coletivo;
6) Registro das
atividades através de registro e fotografias;
7) Trabalho de campo;
8) Pesquisas;
9) Construção de
gráficos,maquetes e linha de tempo.
10) Confecção de cartazes
e banner.
Tempo
e
Trabalho
(TEMAS)
|
ü As pessoas e o trabalho.
ü Enquanto uns
dormem, outros trabalham.
ü O trabalho ao longo
do tempo.
ü O trabalho no campo
e nas cidades
ü O trabalho infantil.
ü O trabalho nas
comunidades indígenas.
ü Imagens do trabalho
escravo no Brasil.
ü As mulheres no
mundo do trabalho.
ü Em benefício de
todos.
|
“É por meio do trabalho
que os seres humanos se relacionam uns com os outros, transformam a natureza e
os espaços onde vivem adequando-os às suas necessidades”.Com base nesta
afirmativa a atividade inicial foi realizada a partir de um questionamento aos
alunos sobre o tema e a imagem de introdução do capítulo,na página 82 do livro
didático.Depois de verificar o conhecimento prévio das crianças,fizemos um
levantamento das várias profissões que fazem parte do dia a dia das pessoas e
do que cada uma gostaria de ser quando for adulto(que profissão quero ter).Registramos
os resultados em um gráfico.
Por essa atividade os
alunos puderam perceber a evolução e
divisão do trabalho ao longo dos tempos.Discutimos a inovação do trabalho após
a Revolução Industrial.Os benefícios e malefícios deste período no campo e nas
cidades.As atividade que abordaram a divisão do trabalho permitiram a
compreensão do Trabalho Infantil e do trabalho das Mulheres.Perceberam e
identificaram diferentes sujeitos históricos ao longo do trabalho e do tempo
como:os índios,os escravos,os operários das indústrias,as crianças e as
mulheres.
No primeiro bloco de atividades
que tem como tema As pessoas e o trabalho através dos textos e de gravuras coletadas pelos alunos discutimos
sobre o papel de cada profissional e da
importância em se ter uma profissão no mundo de hoje.Aprendemos a valorizar
cada profissional e a função que desempenha já que não há profissões mais ou menos importantes ,melhores ou
piores,que todas são extremamente necessárias para a vida das pessoas.Neste
tema os alunos fizeram entrevista a familiares que através de perguntas puderam falar sobre suas profissões,o que os deixam
feliz e também o que os causam incômodo.
No segundo bloco o tema
foi Enquanto uns dormem,outros trabalham
os alunos perceberam que além de seus familiares,dos professores,dos
funcionários da escola e dos seus amigos muitas outras pessoas participam da
sua vida por meio de seu trabalho como os
médicos,os carteiros,os garis,os caminhoneiros,os farmacêutico e os dentista,os
feirantes os advogados enfim que dependemos uns dos outros,e, que o trabalho é
fundamental para a continuidade da vida
e da sociedade.
Em O trabalho ao
longo do tempo foi possível
verificar as muitas mudanças ocorridas
no trabalho ao longo dos anos tanto
no campo como nas cidades.Apesar de
muitas pessoas viverem do trabalho no campo ele é muito desvalorizado.Os
trabalhadores enfrentam os mais variados problemas.Nas pequenas propriedades os
trabalhadores e seus familiares acabam trabalhando para a própria subsistência
enquanto nas grandes propriedade o uso de máquinas modernas estão cada vez mais
eliminando a mão de obra humana.
Verificaram também que
as cidades depois da revolução das indústrias passaram a sofrer com vários
problemas dentre eles destacamos os ambientais,de saúde pública e de educação.
Fizemos um trabalho de
campo a uma indústria local (POLITRIZ)
onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender como a indústria fabrica
através de máquinas modernas e com matéria prima a base de
água,cimento,brita,pó de pedra e pedras que recolhem no fundo do rio pisos dos
mais variados tamanho e modelos,blocos de cimento,manilhas e bloquetes usados no calçamento de ruas.Após o trabalho
de campo estudamos sobre o extrativismo e suas consequência para o meio
ambiente.
No bloco Trabalho
escravo e trabalho indígena é importante ressaltar como foi o trabalho escravo no Brasil.Pela
leitura das imagens verificou-se como as
pessoas eram,que tipo de trabalho desempenhavam,como viviam e se vestiam
e como ainda hoje temos no Brasil marcas
do trabalho escravo e donos de grandes propriedades que “acham” que podem pagar
pouco e muitas vezes nem pagar pelo trabalho desenvolvidos em suas
plantações.(Levantamento de várias
notícias de jornal sobre o
trabalho escravo nos dias de hoje).Também aprendemos como viviam os índios na
época da chegada dos portugueses,Como vivem hoje e como é feita a distribuição
do trabalho nas comunidades indígenas.
Neste próximo bloco o
interesse das crianças ficou marcante.Eles questionaram muito sobre o Trabalho Infantil e trouxeram
muitas figuras para exemplificar a triste realidade de muitas crianças que não
tem acesso ao lazer, a saúde,a moradia e a educação de qualidade.Fizemos
pesquisas em livros,jornais,revistas e na internet e as crianças sensibilizaram
–se com tanto sofrimento de outras crianças que muitas vezes se sentem
obrigados a abandonar os estudos para enfrentar o mundo dos grandes no mercado
de trabalho.O que mais chamou a atenção foi o alto índice de trabalho infantil
no estado da Bahia e em nosso estado Minas Gerais.
O penúltimo bloco de
estudo foi marcado pela lutas das mulheres ao longo dos tempos para
conquistar tanto o mercado de trabalho
como também os direitos e benefícios que
temos hoje antes dados somente aos homens.Ao conversamos sobre o preconceito ao
trabalho feminino percebemos como as mulheres conquistaram espaço e hoje atuam
nas mais diferentes áreas profissionais.
Enfim concluiu-se que o
trabalho sempre fez parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos.As
sociedades mais antigas viviam da caça,da pesca , da troca de mercadorias e
antes da existência das fábricas o trabalho era feito artesanalmente.Com a
chegada das máquinas muitas mudanças aconteceram ,mas as pessoas não deixaram
de participar da vida social por meio do seu trabalho.O trabalho escravo foi
explorado no Brasil por séculos e ainda hoje encontramos este tipo de situação
espalhados pelo interior do país assim como o trabalho infantil nas ruas e
sinas das grandes cidades e em carvoarias,olarias e plantações.Concluímos também que o trabalho indígena não visa
riquezas e que o trabalho feminino vem sendo reconhecido e valorizado cada
dia mais.
Portanto, temos que
praticar ações que visem o bem estar das pessoas e da sociedade visando diminuir as desigualdades
sociais e suas conseqüências.Participando de causa sociais boas exercemos o bem
e trabalhamos em benefício da coletividade.É preciso ter consciência que uma
sociedade justa é aquela que inclui todas os cidadãos.
Texto elaborado pela professora Cristiane da Silva Souza Valente.
E.E.Menino Jesus de Praga. Caratinga.Junho/2013
3º ANO TIA PRIMEJANERI
2º ANO TIA MARIA ALICE
2º ANO TIA SONIA
3º ANO TIA MARIA JOSÉ
“E.
E. MENINO JESUS DE PRAGA”
PROJETO
DE ENSINO APRENDIZAGEM
Tema:
Pelas
ruas da cidade
Professora: Maria José Baese Caetano
3º ano – 2013
Professora: Maria José Baese Caetano
3º ano – 2013
JUSTIFICATIVA: O
temo é interessante, levará a uma abordagem interdisciplinar e literária, bem
como será utilizado em inúmeros trabalhos de arte e produção de texto.
OBJETIVO GERAL: Ao
trabalhar com o assunto abordado, os alunos terão a oportunidade de conhecer e
discutir sobre a cidade de antes e de hoje, conhecer os bairros e as ruas onde
moram, o lugar onde vive, como era a rua antes, como é hoje e o que mudou.
Também terão a oportunidade de conhecer as brincadeiras de ontem e de hoje e
como usar as palavras mágicas em seu dia a dia.
EMPREENDIMENTO: Apresentar
o tema durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos
individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas,
entrevistas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.
VIDA COTIDIANA: Valorizar
a preservação da cidade, dos bairros e das ruas onde vivem, da convivência entre
as pessoas e ter um conhecimento mais abrangente das brincadeiras de
antigamente comparando com as de hoje, observando as mudanças ocorridas com o
passar do tempo.
COMPETÊNCIAS:
PORTUGUÊS
|
·
Ler e socializar diversos tipos
de textos.
·
Produzir textos relacionados aos
trabalhados, ouvir história contada por uma pessoa mais antiga.
·
Preparar a fala para a
apresentação durante a Feira.
·
Leitura de histórias em
quadrinhos relacionadas ao tema e outros textos, como bilhete aos pais,
descrição, convite e entrevista.
|
CIÊNCIAS
|
·
Conhecer a coleta seletiva nas
ruas de sua cidade e a preservação do ambiente em que vivem.
|
GEOGRAFIA
|
·
Reconhecer nos mapas onde fica
situada a cidade em que vivemos e os bairros da cidade.
|
ARTES
|
·
Expressar sentimentos e
conhecimentos através de trabalhos de arte, como ilustração de textos,
brinquedos e música que fala do passado (“Utopia”).
|
SONDAGEM/
PROBLEMATIZAÇÃO
|
·
Organizar a sala de forma
adequada.
·
Dividir 6 grupos com 5
componentes que falarão durante a feira, sendo 3 equipes em horários diferentes.
ALUNO
1: Bom dia visitante! A nossa turma vai falar sobre as ruas da cidade.
Você
sabia que...
ALUNO
2: (Dar continuidade ao assunto).
·
Cartazes com diversos temas
abordados, produções de textos dos alunos, trabalhos de artes relacionados e ilustrações.
·
Mesa – Maquetes, brinquedos e
porta-retratos com fotos da cidade.
·
Falar sobre a Feira do Saber,
propondo o tema “Pelas ruas da cidade”.
·
Verificar o interesse e desafiar
os alunos a trabalhar sobre o tema.
·
Propor a divisão das crianças
para o trabalho apresentado.
|
INSTRUMENTALIZAÇÃO
|
·
Ouvir a música “Utopia”
apresentada por uma aluna e por um convidado da professora.
·
Ler textos informativos sobre a
cidade e interpretar coletivamente.
·
Trabalhar o assunto no livro
didático de história.
·
Estudar as palavras mágicas no
livro didático de Português.
·
Fazer desenhos diversos sobre o
assunto.
·
Conhecer a planta da escola.
·
Pesquisar fotografias diversas da
cidade.
·
Pesquisar a história das ruas
onde morem e dos bairros da cidade.
·
Coletar dados por meio de pesquisas
e observações.
·
Usar diferentes fontes de
informações e relacioná-las.
|
GENERALIZAÇÃO
|
·
Fazer o relatório coletivo sobre
o que foi estudado, para exposição no dia da Feira do Saber.
|
APLICAÇÃO
À PRÁTICA SOCIAL
|
·
Apresentar-se no dia da Feira do
Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
|
AVALIAÇÃO
|
·
Será feita durante todo o
trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do saber, observando o
interesse e a participação de cada aluno.
|
3º ANO TIA DENISE
2º ANO TIA LUCIANE
PROJETO DE ENSINO
APRENDIZAGEM
TEMA: ANIMAIS NOTURNOS
E. E.
MENINO JESUS DE PRAGA
2º ANO - 2.013
PROFESSORA: ROSELÍ DO
CARMO DE SOUZA NASCIMENTO
JUSTIFICATIVA: O tema é interessante, levará a uma abordagem interdisciplinar e literária, bem
como será utilizado em inúmeros trabalhos de arte e produção de textos.
OBJETIVO GERAL: Ao trabalhar com o assunto, os alunos terão
a oportunidade de conhecer e discutir sobre os hábitos de alguns animais, que
sejam mais interessantes para eles, sejam da fauna brasileira ou não.
EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema
durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos
individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas
realizadas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.
VIDA COTIDIANA: valorizar a
preservação ambiental como imprescindível para a vida dos animais estudados.
COMPETÊNCIA:
PORTUGUES:
- Ler e interpretar diversos textos: informativos , instrucionais (dobradura de animais), literários, jornalísticos: anúncios (Classificados poéticos e classificados de venda de animais domésticos).
- Escrever textos sobre o tema (bilhete, descrição, convite, narrativas, etc.).
- Preparar e apresentar através da linguagem oral, o assunto durante a Feira do Saber na escola.
MATEMÁTICA
- Fazer coleta de dados e elaborar gráfico de barras sobre os tipos de animais noturnos.
- Resolver desafios envolvendo o assunto.
- Trabalhar com algumas formas geométricas, durante a confecção de dobraduras e outros trabalhos de arte na sala de aula.
CIENCIAS
- Listar hábitos de alguns animais interessantes e conhecer o habitat dos mesmos.
- Refletir sobre as obrigações de cada um de nós na preservação ambiental, a fim de evitar a extinção dos animais.
GEOGRAFIA
- Reconhecer no mapa do Brasil e do mundo as regiões onde vivem os animais estudados.
- Representar os espaços de vivência dos animais (desenho e maquete).
ARTES
- Expressar sentimentos e conhecimentos através de trabalhos de arte, como pintura, colagem, confecção de dobraduras e maquetes.
SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO
- Falar sobre a Feira do Saber, propondo o tema “Animais”, para todo o segundo ano. Verificar o interesse e desafiar os alunos a trabalhar sobre os animais noturnos.
- Verificar em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
- Propor a divisão da turma em grupos para o trabalho com subtítulos.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Assistir ao vídeo sobre os animais, preparado pela professora Lourdinha, na biblioteca; depois, conversar sobre o que foi visto: as interações dos seres vivos ao meio ambiente, e suas adaptações a este meio.
- Ler texto informativo sobre os animais noturnos e interpretar coletivamente;
- Leitura de poesias, como “Corujinha”, de Vinícius de Moraes, “Os olhos dos gatos”, de Elias José, fazendo a interpretação das mesmas;
- Leitura de outros textos ( informativos , publicitários, etc.)
- Trabalhar o assunto no livro didático de Ciências.
- Fazer dobraduras de animais.
- Fazer desenhos diversos sobre o assunto.
- Pesquisar figuras e/ou fotografias de diversos tipos de animais noturnos , no Brasil e no mundo, montando um mural.
- Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las.
GENERALIZAÇÃO
- Fazer relatório coletivo sobre o que foi estudado, para exposição no dia da Feira do Saber.
APLICAÇÃO À PRÁTICA
SOCIAL:
- Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
AVALIAÇÃO
- Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do Saber, observando o interesse e a participação de cada aluno.
ABERTURA DA 1ª FASE DA 24ª FEIRA DO SABER
CORAL INFANTIL MENINO JESUS
APRESENTAÇÃO MUSICAL NA ABERTURA DA FEIRA
TURMAS DOS 1º ANOS - TIA GISELLE E TIA ANDRÉIA
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