terça-feira, 11 de junho de 2013

2ª FASE DA 24ª FEIRA DO SABER




Turmas dos 5º anos: Componente Curricular – Geografia: O Brasil e suas regiões.
Turmas dos 4º anos: Componente Curricular – Ciências da Natureza: Experienciando e aprendendo.
Turmas dos 3º anos: Componente Curricular – História e Geografia: Tempo e trabalho; Tempo de brincar; Pelas ruas da cidade; Meios de comunicação; Modos de vida e paisagens diferentes.
Turmas dos 2º anos: Componente Curricular – Ciências da Natureza: As aves; Animais domésticos e selvagens; Animais noturnos; Mamíferos e, Animais marinhos.



E.  E.  MENINO JESUS DE PRAGA
4º ANO -2.013PROFESSORA: Maria de Lourdes Viana Oliveira
TEMA: Experimentos –Misturas e Separação de Misturas.

JUSTIFICATIVA: A experimentação, ou experimento,oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar o processo de investigação cientifica,auxilia na compreensão de conceitos básicos e tornam as aulas de ciências mais atraentes.

OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse pelos temas trabalhados nas aulas de Ciências comprovando o conhecimento através de experiência.

EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos individuais e em grupos (produções de textos diversos,pesquisas realizadas, experimentos) e da linguagem oral.

VIDA COTIDIANA:
·                Participar da elaboração de normas e combinados para realização da feira do saber.
·                Saber ouvir e falar na hora certa respeitando a opinião dos colegas e as atividades por eles produzidas.
·                Comprometer-se com as atividades para realização da feira do Saber.

COMPETÊNCIA:

LÍNGUA PORTUGUESA:
·         Ler e interpretar diversidade de textos:música, textos informativos, e outros que surgirem ao longo do projeto.
·         Planejar e produzir a escrita de texto, considerando, os objetivos comunicativos, o tema, o leitor previsto, as condições de leitura e o gênero adequado à situação (o que, para que, para quem, como).
·         Revisar, ler cuidadosamente, reelaborar e reescrevera própria escrita, segundo critérios adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação previsto.


DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE:
  • Participar das atividades cotidianas em sala de aula; interagindo com os colegas e o professor: Escutando com atenção e compreensão; Respondendo às questões propostas pelo professor.
  • Planejar a fala em situações de linguagem formal, isto é, a modalidade culta padrão.

  • Planejar trabalhos escolares e apresentar os experimentos, conclusões de observação, de pesquisa de campo, levando em conta a adequação da linguagem e do conteúdo ao público definido.


CIÊNCIAS
·      Realizar experimentos relacionados ao tema.

SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO
·         Falar sobre a Feira do Saber, propondo o trabalho com experimentos.
·         Verificar em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
·         Propor a divisão da turma em grupos de acordo com os experimentos selecionados para o trabalho.

INSTRUMENTALIZAÇÃO
·         Realização de experimentos durante as aulas.
·         Pesquisas sobre os materiais usados nos experimentos.
·          Produção de textos diversos a partir dos experimentos.

GENERALIZAÇÃO
·         Realização, observação e conclusão de experiência cujos resultados serão apresentados para a comunidade.

APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL:
·         Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando ostrabalhos produzidos ao longo do projeto.

AVALIAÇÃO

·                Durante toda a realização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário