Turmas
dos 5º anos: Componente Curricular – Geografia: O Brasil e suas regiões.
Turmas
dos 4º anos: Componente Curricular – Ciências da Natureza: Experienciando e
aprendendo.
Turmas
dos 3º anos: Componente Curricular – História e Geografia: Tempo e trabalho;
Tempo de brincar; Pelas ruas da cidade; Meios de comunicação; Modos de vida e
paisagens diferentes.
Turmas
dos 2º anos: Componente Curricular – Ciências da Natureza: As aves; Animais
domésticos e selvagens; Animais noturnos; Mamíferos e, Animais marinhos.
E. E.
MENINO JESUS DE PRAGA
4º
ANO -2.013PROFESSORA: Maria de Lourdes Viana Oliveira
TEMA: Experimentos –Misturas e Separação de
Misturas.
JUSTIFICATIVA: A experimentação, ou
experimento,oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar o processo de investigação
cientifica,auxilia na compreensão de conceitos básicos e tornam as aulas de
ciências mais atraentes.
OBJETIVO
GERAL: Despertar o interesse
pelos temas trabalhados nas aulas de Ciências comprovando o conhecimento
através de experiência.
EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema durante a Feira do
Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos individuais e em grupos
(produções de textos diversos,pesquisas realizadas, experimentos) e da
linguagem oral.
VIDA
COTIDIANA:
·
Participar
da elaboração de normas e combinados para realização da feira do saber.
·
Saber
ouvir e falar na hora certa respeitando a opinião dos colegas e as atividades
por eles produzidas.
·
Comprometer-se
com as atividades para realização da feira do Saber.
COMPETÊNCIA:
LÍNGUA
PORTUGUESA:
·
Ler
e interpretar diversidade de textos:música, textos informativos, e outros que
surgirem ao longo do projeto.
·
Planejar e produzir a escrita de texto,
considerando, os objetivos comunicativos, o tema, o leitor previsto, as
condições de leitura e o gênero adequado à situação (o que, para que, para
quem, como).
·
Revisar, ler cuidadosamente, reelaborar e
reescrevera própria escrita, segundo critérios adequados aos objetivos, ao
destinatário e ao contexto de circulação previsto.
DESENVOLVIMENTO
DA ORALIDADE:
- Participar das atividades cotidianas em sala de aula; interagindo com os colegas e o professor: Escutando com atenção e compreensão; Respondendo às questões propostas pelo professor.
- Planejar a fala em situações de linguagem formal, isto é, a modalidade culta padrão.
- Planejar trabalhos escolares e apresentar os experimentos, conclusões de observação, de pesquisa de campo, levando em conta a adequação da linguagem e do conteúdo ao público definido.
CIÊNCIAS
·
Realizar
experimentos relacionados ao tema.
SONDAGEM
/ PROBLEMATIZAÇÃO
·
Falar
sobre a Feira do Saber, propondo o trabalho com experimentos.
·
Verificar
em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
·
Propor
a divisão da turma em grupos de acordo com os experimentos selecionados para o
trabalho.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
·
Realização
de experimentos durante as aulas.
·
Pesquisas
sobre os materiais usados nos experimentos.
·
Produção de textos diversos a partir dos
experimentos.
GENERALIZAÇÃO
·
Realização,
observação e conclusão de experiência cujos resultados serão apresentados para
a comunidade.
APLICAÇÃO
À PRÁTICA SOCIAL:
·
Apresentar-se
no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando ostrabalhos produzidos ao
longo do projeto.
AVALIAÇÃO
·
Durante
toda a realização do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário