Mesmo estando fora de Caratinga há mais de 60 anos, Ziraldo disse que jamais esqueceu a cidade onde nasceu, “não sei explicar como cheguei aos 80 anos acho que a vida me deu muito mais do que eu mereço, acho que consegui enganar as pessoas.” Finalizando Ziraldo disse que “mesmo estando longe de Caratinga, carrego uma lembrança viva das pessoas que aqui deixei.”
A reinauguração da estátua do Menino Maluquinho contou com a presença de diversas autoridades que marcaram presença na festa dos 80 anos de Ziraldo, entre elas a jornalista caratinguense Miriam Leitão que também usou o microfone para deixar sua mensagem de parabéns ao conterrâneo ilustre Ziraldo. Disse que “a cena estava muito bonita com Ziraldo debaixo do Menino Maluquinho. É bonito ver o carinho com que as pessoas recebem o Ziraldo, não só em Caratinga, mas em todo Brasil. Tenho muito orgulho dele e gosto muito desse jeito caratinguense de receber as pessoas. Isso é muito lindo ver como as pessoas recebem o Ziraldo aqui em Caratinga, porque ser famoso é fácil, difícil é ser famoso pelas coisas certas, como Ziraldo.”
As homenagens a Ziraldo tiveram prosseguimento, ainda no sábado, 27/10. Após a inauguração da estátua do Menino Maluquinho Ziraldo e sua comitiva foram recebidos na casa de Anauzira, na Trv. João Coutinho, que teve que ser fechada para receber os convidados para um delicioso almoço a moda mineira, é claro com direito a uma banda onde diversos músicos da cidade cantaram para homenagear Ziraldo. Em seguida Ziraldo visitou uma exposição do amigo cartunista Elcio Danilo Russo Amorim (Edra), no Casarão das Artes, contando a história de 10 anos de charges. Aconteceu também uma edição especial do Salão Internacional de Humor de Caratinga, sob o comando do cartunista Edra. O evento foi aberto no dia 27, na Casa Ziraldo de Cultura, com duração até o dia 30 de novembro. O homenageado foi o tema desta edição, que contou com a participação de artistas do Brasil e outros 45 países. Na abertura do Salão houve a exibição e lançamento do DVD “Ziraldo, profissão cartunista”, de Marta Furtado, e o lançamento de cinco livros: “Ziraldo – Maluquices do Maluquinho”; de Marilene Godinho, “Pode ser a gota d’água”; de Edra, “Não só na lembrança”; de Maria do Carmo Arreguy Corrêa, “Em família e outras histórias”; de Cátia Pereira Simões Sena, “O rio da flor da mata”; de Antônio Soares Castor. Ziraldo deu uma entrevista a equipe pólo regional e disse que esta é a maior homenagem que já recebeu em sua vida, “estou muito feliz”.
Para a escritora Marilene Godinho, organizadora do desfile, esta foi uma data muito significativa. “Um filho de Caratinga, tão ilustre e com tantos dons, merece esta homenagem. Ziraldo é filho de nossa terra, devemos realçar nossos valores. Ele é um incentivo e um exemplo para todos”.
Marilene Godinho reforça que este foi um momento histórico. “Os alunos que participaram estavam escrevendo a história, enquanto ela estava acontecendo. Todos que foram à festa participaram deste momento histórico para Caratinga.”
No domingo 28/10, Caratinga se transformou em uma terra de sonhos com um desfile organizado pela escritora Marilene Godinho, para homenagear o artista caratinguense Ziraldo Alves Pinto em seu aniversário de 80 anos. A Avenida Olegário Maciel se encheu de cores, fantasias, carros alegóricos, corais, grupos de danças, igrejas, motoqueiros e entidades em geral. Ziraldo chegou com um grupo de amigos sempre sendo saudado pelas pessoas que aguardava sua chegada. Subiu para o palco acompanhado de sua esposa Márcia Martins, a jornalista caratinguense Miriam Leitão, o prefeito João Bosco e sua esposa Julimara, a pianista Simone Leitão, o jornalista caratinguense Flávio Anselmo e a Turma do Pererê.
A abertura do desfile teve início com uma faixa com os dizeres: “Ziraldo, parabéns! Receba o carinho de sua terra.” Em seguida uma surpresa que arrancou lágrimas do aniversariante, o cantor Aguinaldo Timóteo entrou na avenida em um carro alegórico cantando “Os verdes campos de minha terra,” que levou não só Ziraldo ao delírio, como também o público presente. Isso era só o começo, muitas homenagens ainda estavam por vir. A organizadora do evento Marilene Godinho se emocionou com a grandeza da festa. As escolas não economizaram cores e criatividade para contar a história e a vida de Ziraldo, vivida em Caratinga, na sua infância, que inspiraram vários personagens criados pelo artista. Entre eles o mais famoso o Menino Maluquinho, representado pela nossa Escola. Ziraldo se emocionou por várias vezes parecendo não acreditar no que estava vivenciando. “Poucas pessoas tem o privilégio de completar 80 anos e com uma homenagem tão grande como esta, quando Aguinaldo Timóteo começou a cantar foi a coisa mais linda que já aconteceu comigo, foi muito emocionante aquela voz maravilhosa, aquela música linda. Conheço Aguinaldo desde quando éramos criança e não estava sabendo que ele iria cantar.” Ziraldo não falou, mas se emocionou outras vezes como durante a apresentação do coral, formado por deficientes vocais, (mudos), ao ouvir a música jangadeiro que sua mãe costumava cantar para ele. A nossa Escola trouxe para a avenida 350 crianças com uma panela na cabeça. A emoção foi geral ao ver tantas “crianças maluquinhas” na avenida. A Professora Maluquinha (Professora Mary), acompanhada por 12 crianças caracterizadas de Menino Maluquinho, coreografando brincadeiras, contagiou a platéia. A fanfarra, a única formada por crianças, acompanhada das balizas, abrilhantou o evento. O coral da nossa Escola, juntamente, com o coral da Escola Princesa Isabel cantou e encantou a todos com uma melodia que emocionou o homenageado. Outro destaque foi a montagem do quebra cabeça com uma charge de Ziraldo, onde o Maluquinho apresenta seu boletim com nota zero. Foram momentos impactantes! No final do desfile quando Edra e um grupo de amigos e simpatizantes desfilaram com um carro alegórico com um bolo de aproximadamente 4 metros de altura e diversos banners contando a história dos doze salões de humor, sendo que, das 12 edições Ziraldo criou artes para 7, foi emocionante. Finalizando o desfile um caminhão baú se transformou em um palco de teatro com a Turma do Pererê. Ziraldo não aguentou! Deixou a emoção falar mais alto, chegando a derramar algumas lágrimas.
Ao final do desfile Ziraldo disseque: “chegar aos 80 anos não é pra qualquer um e a vida foi feita para ser feliz, para mim, chegar aos 80 anos não é o fim da vida, essa festa que fizeram pra mim, nunca aconteceu pra ninguém, acho que nenhum ser humano merece uma festa como essa, mas já que fizeram pra mim eu tenho que aproveitar. Minha amiga Marilene Godinho mobilizou a cidade inteira pra dar uma festa tão grande assim pra mim. Nenhum ser humano merece, foi um exagero!” E acrescentou: “agradeço a cada pai, cada família que arrumou seu filho. Eu dei trabalho para quase 5 mil mães. Caratinga sempre foi assim, uma cidade que trata seus filhos com muito carinho” e disse que jamais vai esquecer esses dois dias que passou em Caratinga. “Agora posso morrer tranquilo, porque tive uma festa que nunca mais vou esquecer”.
Marilene Godinho reforça que este foi um momento histórico. “Os alunos que participaram estavam escrevendo a história, enquanto ela estava acontecendo. Todos que foram à festa participaram deste momento histórico para Caratinga.”
CORAIS CANTAM A MÚSICA "CIRANDA DA BAILARINA"
ZIRALDO