sexta-feira, 19 de outubro de 2012

"DIA D" DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE




ESCOLA MENINO JESUS REALIZOU “DIA D”, COM A COMUNIDADE

Aconteceu neste sábado (20), das 8:00 às 11: 00, na Escola Estadual Menino Jesus de Praga mais uma edição do “Dia D: de Mãos Dadas com a Comunidade”.

O projeto nasceu do desejo de um grupo de mães para que a escola oferecesse seu espaço para a comunidade divulgar os talentos das famílias dos alunos e vender trabalhos manuais e artesanais.

Integrada a essa primeira ideia, a escola viu a possibilidade de também oferecer serviços de utilidade pública àqueles que estivessem visitando as salas para conhecerem os trabalhos realizados pelos pais. Assim, foram agregadas as prestações de serviços como corte de cabelo, aferição de pressão, vacinação, medição de taxa de glicemia, palestra sobre a dengue, emissão de CPF, entre outros.

Neste ano, a escola teve palestra sobre o meio ambiente e a emissão de CPF, além de várias apresentações artísticas. Entre elas a apresentação de Balet das alunas do 1º ano. Em parceria com a Academia Korppore a Professora de Balet, Graziela Cupertino preparou um belíssimo número com a música “Ciranda da Bailarina. Várias encenações teatrais foram apresentadas pelos alunos.

A abertura do evento ficou por conta do famoso coral “Menino Jesus”. Estava na programação ainda, a apresentação da peça “Pituchinha”.

Segundo a direção, o desenvolvimento do “Dia D” tem estreitado os laços entre escola e comunidade escolar, e ainda possibilitado a descoberta de talentos dos pais e familiares dos alunos, além de promover e oportunizar espaço de lazer, cultura, arte e prestação de serviços.

PROJETOS

Três projetos desenvolvidos pela escola foram concluídos no “Dia D”: “Leitura em Família”, “Meio Ambiente” e o “Projeto Solidário”.

O projeto “Leitura em Família” envolveu todas as famílias dos alunos do 1º ano. Cada criança levou para casa uma maleta com alguns livros e escolheu um livro para apresentar através de maquetes no “Dia D”.

Além dos livros, a maleta tinha um material especial com várias atividades para serem feitas em família: escrever como foi realizado o trabalho, o motivo da escolha do livro, entre outras.

Houve também uma página para que a família pudesse deixar um recado para a criança. O recado era lido na sala de aula pela professora e a criança contava a história lida para a classe.

O projeto “O Meio Ambiente”, que foi desenvolvido com os alunos através de palestras, contação de história com vídeo em data-show e atividades diversas em sala de aula, também foi concluído neste sábado, com a apresentação dos resultados e distribuição de mudas.

Já o “Projeto Solidário”, um Projeto Institucional que sempre oferece donativos a entidades da cidade, este ano esteve voltado para a ajuda a dois alunos da escola que estão em tratamento oncológico. Os alunos venderam rifas de um aparelho de DVD e um celular e todo o dinheiro arrecadado foi entregue às famílias, durante o evento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
08:00h –  Abertura com apresentação do Coral Infantil  “Menino Jesus de Praga”.
08:15h – Apresentação do balet “Ciranda da bailarina”, com as alunas do 1º ano, parceria da Escola   Menino Jesus com a Academia Korppore.
08:30h – Sorteio das rifas da Campanha Solidária.
               -Palestra sobre o meio-ambiente com André José Penna.          
               - Apresentação dos alunos do 1º ano.
09:00h – Apresentação de paródia sobre o meio ambiente pelos alunos do 5º ano.
09:15h – Apresentação teatral pelos alunos do 4º ano, abordando o desmatamento.
09:30h – Coreografia com a música “Planeta água”, pelos alunos do 2º ano.
10:00h – Apresentação teatral da peça Pituchinha.
10:30h – Dramatização pelos alunos do 3º ano “A água pede socorro”.  

DURANTE TODO O EVENTO:
·         Apreciação dos trabalhos de artes, confeccionados pelos alunos do 1º ano, no Projeto Leitura e Família.
·         Dicas da AVON: outubro rosa – AVON contra o câncer de mama. Brindes e sorteio de cesta com produtos. 
·         Parceria com a DOCTUM: orientação jurídica; análise clínica (glicemia); enfermagem (aferição de pressão e primeiros socorros); segurança no trabalho (dicas de segurança doméstica); saúde bucal (prevenção) .
·         Emissão de CPF em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
·         Degustação do café Rio Preto.
Na oportunidade houve visita a exposição de artesanatos e trabalhos manuais feitos por membros da Comunidade Escolar.
A participação de todos abrilhantou o evento e fortaleceu os laços Comunidade/Escola.




Apresentação do balet “Ciranda da bailarina”, com as alunas do 1º ano, parceria da Escola   Menino Jesus com a Academia Korppore.









TEATRO: "A LINDA ROSA JUVENIL"







APRESENTAÇÃO DOS 1º ANOS DO TURNO VESPERTINO















TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DOS 2º ANOS









TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DOS 3º ANOS







TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DOS 4º ANOS







PARÓDIA APRESENTADA PELOS ALUNOS DOS 5º ANOS




TEATRO "PITUCHINHA"








PARCERIA COM A REDE DOCTUM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS




















PROJETO:SOLIDÁRIO


Justificativa:
Partindo do princípio que “um mais um é sempre mais que dois”, conscientes do papel de “constatar para mudar não para acomodar”, desde que tomamos conhecimentos de que temos entre nossos alunos, dois que se encontram afastados da escola para cuidarem de sérios problemas de saúde, cujo tratamento, apesar de oferecido por plano de saúde ou SUS, acarreta despesas que vão muito além de internações e medicamentos como constantes viagens e de afastamento do trabalho dos familiares próximos para acompanhá-los, decidimos então agir, nos mobilizando numa campanha para arrecadar fundos, assim contribuindo para que esse período seja menos sofrido para a família. A idéia é que se separarmos do nosso consumo o que é supérfluo, podemos ajudar para que nossos semelhantes tenham o indispensável.   
Objetivos:
Geral – Promover a participação das crianças, de seus familiares e de toda a comunidade escolar em campanha solidária a favor de colegas necessitados mostrando a força da mobilização.
Específico – Possibilitar a reflexão sobre a importância da participação de cada um para ajudar o outro.
Refletir sobre a importância da saúde e dos cuidados para mantê-la.
Pesquisar sobre avanços da medicina para o tratamento de doenças graves.
Participar da arrecadação de fundos através da venda de rifa de um celular (alunos do matutino e de um avô aluno do vespertino )que será entregue às famílias dos alunos necessitados.
Metodologia
As professoras em classe conversam com os alunos sobre a situação de saúde dos alunos afastados para tratamento, bem como das dificuldades enfrentadas pelos familiares para manter o tratamento que é realizado em cidade distante.
A direção envia correspondência à família participando a intenção de ajudar e solicitando visita de famílias para falar aos alunos (se possível) da atual situação dos referidos alunos.
A direção mobiliza a equipe que organizará a  rifa que será  entregue aos alunos, junto com carta esclarecendo o objetivo da campanha.

Os alunos escrevem orientados pelas professoras, bilhetes ou cartas contendo mensagens de otimismo e carinho.

Objetivo de Vida Cotidiana – Ética:
  Identificar os princípios geradores da dignidade humana:
-          Participação;
-          Co-responsabilidade pela vida social.
Recursos:
Humano – Direção, equipe pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade.
Material – Um celular, um DVD doado por pais de alunos da escola.
               _ Papel com números de rifas devidamente carimbado e assinado.
Avaliação:
 Observar o envolvimento de todos os seguimentos da escola, dos alunos e seus familiares na campanha.





do e assinado.
 pais de alunos da escola.ensagens de otimismo e carinho.
ampanha.
ento que













Apreciação dos trabalhos de artes, confeccionados pelos alunos do 1º ano, no Projeto Leitura e Família.













PROJETO:DIA D: DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE


“Tudo parece ter uma mesma matriz. São processos irmãos. A mesma lógica que gera a destruição de florestas, a poluição do ar e das águas, o caos climático sustenta a desigualdade de oportunidades, a exclusão, os anti-valores”.


TEMA: O Meio Ambiente.
PERÍODO: Setembro de 2012


DIAGNÓSTICO / JUSTIFICATIVA:
           
São muitas as correntes que tentam explicar o contexto no qual vivemos atualmente. O nosso objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais negativos gerados pela emissão excessiva de CO2, e que somente através de uma mudança efetiva de nossas práticas diárias poderemos reverter ou amenizar esse quadro.
Seja pela queima de combustíveis em nossos automóveis, seja pelos recursos naturais que usamos em nossas casas, como água e energia, todos temos um déficit com o meio ambiente. O que então podemos fazer para pagar essa dívida?
Plantando árvores ou reflorestando uma área, podemos fazer o caminho inverso, neutralizando as emissões de carbono provocadas pela vida moderna. No entanto devemos tomar cuidado com esse modismo generalizado de plantar árvores para compensar as emissões, pois isso minimiza apenas uma parte do dano. Só mudanças mais profundas é que realmente vão fazer a diferença.
Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo de fotossíntese, para formar seu corpo. Assim acaba reduzindo a concentração desse gás que contribui para o efeito estufa. O problema é que as árvores levam muito tempo para absorver o CO2 que emitimos em um curto espaço de tempo. Além disso, não haveria no planeta espaço suficiente para se plantar a quantidade de árvores necessária para se neutralizar toda emissão mundial, já que cada tonelada de carbono equivale a cerca de cinco árvores.
As árvores ajudam a:
·         Sustentar a vida na Terra.
·         Conservar o solo e a água.
·         Fornecer sombra.
·         Fornecer alimento.
·         Fornecer uma fonte de madeira e de medicamentos.
·         Absorver dióxido de carbono da atmosfera.
Geralmente, plantas de folhas grandes e árvores muito antigas absorvem a maior parte do carbono da atmosfera. Ao longo do projeto desejamos integrar alunos, funcionários e pais na realização das atividades propostas, estendendo essa participação à comunidade externa.


OBJETIVOS DE EMPREENDIMENTO:
è Apresentação de números artísticos para a comunidade.
Sugestões:
1º ano – Apresentação da musica “A LINDA ROSA JUVENIL”. (manhã)
              Poupurri(músicas do mar)
2º ano - Dança com a música “PLANETA ÁGUA”.
3º ano – Peça teatral falando de como cuidar da ÁGUA em nosso planeta TERRA.
4º ano – Peça teatral falando do DESMATAMENTO que está acontecendo no planeta TERRA.       (CLUBE DE LEITURA)
5º ano – Paródia sobre a PROTEÇÂO DO MEIO AMBIENTE. (CLUBE DE LEITURA) Alunos cantando e tocando.
      


OBJETIVOS DE VIDA COTIDIANA Adotar atitudes de conservação e cuidado com o ambiente, a começar pelo ambiente escolar.

OBJETIVOS DE COMPETÊNCIA:
Português (linguagem oral e escrita)
Ler e interpretar textos diversos relacionados ao tema.
 Produzir textos a partir do tema: relatórios, entrevistas, frases, poesias, conclusão, etc.
 Participar de debates apresentando opiniões e pontos de vista.
èUtilizar a linguagem gráfica como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias.

Artes
è Utilizar a música como instrumento transmissor de mensagens sobre a importância de cuidar da Terra.

 Geografia/História/Ciências
 Identificar e analisar as transformações ocorridas nas últimas décadas, no ambiente e no modo de viver das pessoas.
 Identificar e analisar cenas de uma natureza mais preservada e cena de ambientes transformados pela ação humana. (tipos de intervenções ocorridas nesses ambientes; conseqüências dessas intervenções, etc.).

SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO (SUGESTÕES):
 Será que o meio ambiente foi sempre assim? (relevo, clima, vegetação, hidrografia).
E a convivência entre as pessoas? O lazer? A segurança? O ritmo da vida? A alimentação? Como eram as moradias? E as festas, as brincadeiras, as atividades das pessoas?
Como tanta coisa foi construída/destruída?
Será que o progresso realmente trouxe melhoria na qualidade de vida geral das pessoas?
 O que significa qualidade de vida?
 Será que pode existir progresso sem a destruição do ambiente?
 Por que os valores e as relações entre as pessoas mudaram tanto?
Qual seria a interface (ligação) entre o descuido ambiental e a decadência dos valores?



INSTRUMENTALIZAÇÃO:
-      Palestras
-      Relacionar as discussões do tema aos conteúdos de História, Geografia e Ciências.
-      Elaborar, em sala de aula, combinados de ações solidárias a serem implementadas no espaço da sala de aula e da escola.

GENERALIZAÇÃO:
 Participação nas atividades propostas apresentando opiniões e desenvolvendo competências importantes como a capacidade de refletir criticamente, criar novos valores e atitudes.


APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL:
Mudanças nos hábitos e atitudes relacionados ao cuidado com o meio ambiente e nas relações interpessoais.
Distribuição de mudas.

AVALIAÇÃO:
Contínua e processual reservando momentos específicos, ao longo dos trabalhos, para discutir questões relativas à participação, atenção ao tema, respeito aos combinados, aplicação prática da proposta, etc.

ATIVIDADES PARA TRABALHAR A LETRA DA MÚSICA PLANETA AZUL:

* Discutir oralmente e preparar atividades escrita sobre:
- Tipos de texto – ( Letra de Música Poética) e características do gênero.
- Tema ou sentido global( Antes de oferecer opção de resposta, ouvir os alunos e anotar conclusões coletivas).
Significados de expressões que aparecem no texto como:
Que tudo quer pra si, e não quer nem saber. (Verso 4)
O que será das crianças e de toda  evolução?  (Verso 9)
Me sinto indispensável, como tanto e você.  (Verso 13)
 E outras que julgar necessárias.
Informações implícitas no refrão; a partir do significado de expressões/ pelo uso do dicionário ou pela análise do contexto.
Chamar atenção para as marcas lingüísticas que evidenciam locutor ( que escreve) e interlocutor ( para quem escreve).
É uma criança ou um adulto? Como descobriu?
Se fosse uma criança como seria o 5º verso?

 PALESTRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário