ESCOLA
MENINO JESUS REALIZOU “DIA D”, COM A COMUNIDADE
Aconteceu neste sábado (20), das 8:00
às 11: 00, na Escola Estadual Menino Jesus de Praga mais uma edição do “Dia D:
de Mãos Dadas com a Comunidade”.
O projeto nasceu do desejo de um grupo
de mães para que a escola oferecesse seu espaço para a comunidade divulgar os
talentos das famílias dos alunos e vender trabalhos manuais e artesanais.
Integrada a essa primeira ideia, a
escola viu a possibilidade de também oferecer serviços de utilidade pública àqueles
que estivessem visitando as salas para conhecerem os trabalhos realizados pelos
pais. Assim, foram agregadas as prestações de serviços como corte de cabelo,
aferição de pressão, vacinação, medição de taxa de glicemia, palestra sobre a dengue,
emissão de CPF, entre outros.
Neste ano, a escola teve palestra
sobre o meio ambiente e a emissão de CPF, além de várias apresentações
artísticas. Entre elas a apresentação de Balet das alunas do 1º ano. Em
parceria com a Academia Korppore a Professora de Balet, Graziela Cupertino
preparou um belíssimo número com a música “Ciranda da Bailarina. Várias
encenações teatrais foram apresentadas pelos alunos.
A abertura do evento ficou por conta
do famoso coral “Menino Jesus”. Estava na programação ainda, a apresentação da
peça “Pituchinha”.
Segundo a direção, o desenvolvimento
do “Dia D” tem estreitado os laços entre escola e comunidade escolar, e ainda
possibilitado a descoberta de talentos dos pais e familiares dos alunos, além
de promover e oportunizar espaço de lazer, cultura, arte e prestação de
serviços.
PROJETOS
Três projetos desenvolvidos pela
escola foram concluídos no “Dia D”: “Leitura em Família”, “Meio Ambiente” e o
“Projeto Solidário”.
O projeto “Leitura em Família” envolveu
todas as famílias dos alunos do 1º ano. Cada criança levou para casa uma maleta
com alguns livros e escolheu um livro para apresentar através de maquetes no
“Dia D”.
Além dos livros, a maleta tinha um
material especial com várias atividades para serem feitas em família: escrever como
foi realizado o trabalho, o motivo da escolha do livro, entre outras.
Houve também uma página para que a
família pudesse deixar um recado para a criança. O recado era lido na sala de
aula pela professora e a criança contava a história lida para a classe.
O projeto “O Meio Ambiente”, que foi
desenvolvido com os alunos através de palestras, contação de história com vídeo
em data-show e atividades diversas em sala de aula, também foi concluído neste
sábado, com a apresentação dos resultados e distribuição de mudas.
Já o “Projeto Solidário”, um Projeto Institucional
que sempre oferece donativos a entidades da cidade, este ano esteve voltado
para a ajuda a dois alunos da escola que estão em tratamento oncológico. Os
alunos venderam rifas de um aparelho de DVD e um celular e todo o dinheiro
arrecadado foi entregue às famílias, durante o evento.
CONFIRA
A PROGRAMAÇÃO:
08:00h
– Abertura com apresentação do Coral Infantil “Menino Jesus de Praga”.
08:15h
– Apresentação do
balet “Ciranda da bailarina”, com as alunas do 1º ano, parceria da Escola Menino Jesus com a Academia Korppore.
08:30h
– Sorteio das rifas
da Campanha Solidária.
-Palestra sobre o meio-ambiente
com André José Penna.
- Apresentação dos alunos do 1º ano.
09:00h
– Apresentação de
paródia sobre o meio ambiente pelos alunos do 5º ano.
09:15h
– Apresentação
teatral pelos alunos do 4º ano, abordando o desmatamento.
09:30h
– Coreografia com a
música “Planeta água”, pelos alunos do 2º ano.
10:00h
– Apresentação teatral
da peça Pituchinha.
10:30h
– Dramatização pelos
alunos do 3º ano “A água pede socorro”.
DURANTE TODO O EVENTO:
·
Apreciação dos trabalhos de artes,
confeccionados pelos alunos do 1º ano, no Projeto Leitura e Família.
·
Dicas da AVON: outubro rosa – AVON contra o
câncer de mama. Brindes e sorteio de cesta com produtos.
·
Parceria com a DOCTUM: orientação jurídica;
análise clínica (glicemia); enfermagem (aferição de pressão e primeiros socorros);
segurança no trabalho (dicas de segurança doméstica); saúde bucal (prevenção) .
·
Emissão de CPF em parceria com a Empresa
Brasileira de Correios e Telégrafos.
·
Degustação do café Rio Preto.
Na oportunidade houve
visita a exposição de artesanatos e trabalhos manuais feitos por membros da
Comunidade Escolar.
A
participação de todos abrilhantou o evento e fortaleceu os laços
Comunidade/Escola.
Apresentação do
balet “Ciranda da bailarina”, com as alunas do 1º ano, parceria da Escola Menino Jesus com a Academia Korppore.
TEATRO: "A LINDA ROSA JUVENIL"
APRESENTAÇÃO DOS 1º ANOS DO TURNO VESPERTINO
TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DOS 2º ANOS
TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DOS 3º ANOS
TEATRO APRESENTADO PELOS ALUNOS DOS 4º ANOS
PARÓDIA APRESENTADA PELOS ALUNOS DOS 5º ANOS
TEATRO "PITUCHINHA"
PARCERIA COM A REDE DOCTUM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
PROJETO:SOLIDÁRIO
Justificativa:
Partindo do princípio que “um
mais um é sempre mais que dois”, conscientes do papel de “constatar para mudar
não para acomodar”, desde que tomamos conhecimentos de que temos entre nossos
alunos, dois que se encontram afastados da escola para cuidarem de sérios
problemas de saúde, cujo tratamento, apesar de oferecido por plano de saúde ou
SUS, acarreta despesas que vão muito além de internações e medicamentos como
constantes viagens e de afastamento do trabalho dos familiares próximos para
acompanhá-los, decidimos então agir, nos mobilizando numa campanha para
arrecadar fundos, assim contribuindo para que esse período seja menos sofrido
para a família. A idéia é que se separarmos do nosso consumo o que é supérfluo,
podemos ajudar para que nossos semelhantes tenham o indispensável.
Objetivos:
Geral – Promover a participação
das crianças, de seus familiares e de toda a comunidade escolar em campanha
solidária a favor de colegas necessitados mostrando a força da mobilização.
Específico – Possibilitar a
reflexão sobre a importância da participação de cada um para ajudar o outro.
Refletir sobre a importância da
saúde e dos cuidados para mantê-la.
Pesquisar sobre avanços da
medicina para o tratamento de doenças graves.
Participar da arrecadação de
fundos através da venda de rifa de um celular (alunos do matutino e de um avô
aluno do vespertino )que será entregue às famílias dos alunos necessitados.
Metodologia
As professoras em classe
conversam com os alunos sobre a situação de saúde dos alunos afastados para
tratamento, bem como das dificuldades enfrentadas pelos familiares para manter
o tratamento que é realizado em cidade distante.
A direção envia correspondência à
família participando a intenção de ajudar e solicitando visita de famílias para
falar aos alunos (se possível) da atual situação dos referidos alunos.
A direção mobiliza a equipe que
organizará a rifa que será entregue aos alunos, junto com carta
esclarecendo o objetivo da campanha.
Os alunos escrevem orientados
pelas professoras, bilhetes ou cartas contendo mensagens de otimismo e carinho.
Objetivo de Vida Cotidiana – Ética:
Identificar os princípios geradores da dignidade
humana:
-
Participação;
-
Co-responsabilidade pela vida social.
Recursos:
Humano – Direção, equipe
pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade.
Material – Um celular, um DVD
doado por pais de alunos da escola.
_ Papel com números de rifas
devidamente carimbado e assinado.
Avaliação:
Observar o envolvimento de todos os seguimentos
da escola, dos alunos e seus familiares na campanha.
Apreciação dos trabalhos de artes, confeccionados pelos alunos do 1º ano, no Projeto Leitura e Família.
PROJETO:DIA D: DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE
“Tudo
parece ter uma mesma matriz. São processos irmãos. A mesma lógica que gera a
destruição de florestas, a poluição do ar e das águas, o caos climático
sustenta a desigualdade de oportunidades, a exclusão, os anti-valores”.
TEMA: O Meio Ambiente.
PERÍODO: Setembro de 2012
DIAGNÓSTICO / JUSTIFICATIVA:
São muitas as correntes que tentam
explicar o contexto no qual vivemos atualmente. O
nosso objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos
ambientais negativos gerados pela emissão excessiva de CO2, e que somente
através de uma mudança efetiva de nossas práticas diárias poderemos reverter ou
amenizar esse quadro.
Seja pela
queima de combustíveis em nossos automóveis, seja pelos recursos naturais que
usamos em nossas casas, como água e energia, todos temos um déficit com o meio
ambiente. O que então podemos fazer para pagar essa dívida?
Plantando
árvores ou reflorestando uma área, podemos fazer o caminho inverso, neutralizando
as emissões de carbono provocadas pela vida moderna. No entanto devemos tomar
cuidado com esse modismo generalizado de plantar árvores para compensar as
emissões, pois isso minimiza apenas uma parte do dano. Só mudanças mais
profundas é que realmente vão fazer a diferença.
Quando uma
árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo
de fotossíntese, para formar seu corpo. Assim acaba reduzindo a concentração
desse gás que contribui para o efeito estufa. O problema é que as árvores levam
muito tempo para absorver o CO2 que emitimos em um curto espaço de tempo. Além
disso, não haveria no planeta espaço suficiente para se plantar a quantidade de
árvores necessária para se neutralizar toda emissão mundial, já que cada tonelada
de carbono equivale a cerca de cinco árvores.
As árvores ajudam a:
·
Sustentar a vida na
Terra.
·
Conservar o solo e a
água.
·
Fornecer sombra.
·
Fornecer alimento.
·
Fornecer uma fonte de
madeira e de medicamentos.
·
Absorver dióxido de
carbono da atmosfera.
Geralmente, plantas de folhas grandes e árvores muito
antigas absorvem a maior parte do carbono da atmosfera. Ao longo do
projeto desejamos integrar alunos, funcionários e pais na realização das
atividades propostas, estendendo essa participação à comunidade externa.
OBJETIVOS DE EMPREENDIMENTO:
è Apresentação
de números artísticos para a comunidade.
Sugestões:
1º ano –
Apresentação da musica “A LINDA ROSA JUVENIL”. (manhã)
Poupurri(músicas do mar)
2º ano - Dança
com a música “PLANETA ÁGUA”.
3º ano – Peça
teatral falando de como cuidar da ÁGUA em nosso planeta TERRA.
4º ano – Peça
teatral falando do DESMATAMENTO que está acontecendo no planeta TERRA. (CLUBE DE LEITURA)
5º ano –
Paródia sobre a PROTEÇÂO DO MEIO AMBIENTE. (CLUBE DE LEITURA) Alunos cantando e
tocando.
OBJETIVOS DE VIDA COTIDIANA Adotar atitudes de conservação e
cuidado com o ambiente, a começar pelo ambiente escolar.
OBJETIVOS DE COMPETÊNCIA:
Português (linguagem oral e escrita)
Ler e
interpretar textos diversos relacionados ao tema.
Produzir
textos a partir do tema: relatórios, entrevistas, frases, poesias, conclusão,
etc.
Participar
de debates apresentando opiniões e pontos de vista.
èUtilizar a
linguagem gráfica como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias.
Artes
è Utilizar
a música como instrumento transmissor de mensagens sobre a importância de
cuidar da Terra.
Geografia/História/Ciências
Identificar
e analisar as transformações ocorridas nas últimas décadas, no ambiente e no
modo de viver das pessoas.
Identificar
e analisar cenas de uma natureza mais preservada e cena de ambientes
transformados pela ação humana. (tipos de intervenções ocorridas nesses
ambientes; conseqüências dessas intervenções, etc.).
SONDAGEM /
PROBLEMATIZAÇÃO (SUGESTÕES):
Será que o meio ambiente foi sempre assim?
(relevo, clima, vegetação, hidrografia).
E a convivência entre as pessoas? O lazer? A
segurança? O ritmo da vida? A alimentação? Como eram as moradias? E as festas,
as brincadeiras, as atividades das pessoas?
Como tanta coisa foi construída/destruída?
Será que o progresso realmente trouxe melhoria
na qualidade de vida geral das pessoas?
O que significa qualidade de vida?
Será que pode existir progresso sem a destruição
do ambiente?
Por que os valores e as relações entre as
pessoas mudaram tanto?
Qual seria a interface (ligação) entre o
descuido ambiental e a decadência dos valores?
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
-
Palestras
-
Relacionar as discussões do tema aos conteúdos de
História, Geografia e Ciências.
-
Elaborar, em sala de aula, combinados de ações
solidárias a serem implementadas no espaço da sala de aula e da escola.
GENERALIZAÇÃO:
Participação
nas atividades propostas apresentando opiniões e desenvolvendo competências
importantes como a capacidade de refletir criticamente, criar novos valores e
atitudes.
APLICAÇÃO À PRÁTICA
SOCIAL:
Mudanças
nos hábitos e atitudes relacionados ao cuidado com o meio ambiente e nas
relações interpessoais.
Distribuição
de mudas.
AVALIAÇÃO:
Contínua e
processual reservando momentos específicos, ao longo dos trabalhos, para
discutir questões relativas à participação, atenção ao tema, respeito aos
combinados, aplicação prática da proposta, etc.
ATIVIDADES PARA
TRABALHAR A LETRA DA MÚSICA PLANETA AZUL:
* Discutir oralmente e preparar atividades escrita sobre:
- Tipos de texto – ( Letra de Música Poética) e
características do gênero.
- Tema ou sentido global( Antes de oferecer opção de
resposta, ouvir os alunos e anotar conclusões coletivas).
Significados de expressões que aparecem no texto como:
Que tudo quer pra si, e não quer nem saber. (Verso 4)
O que será das crianças e de toda evolução?
(Verso 9)
Me sinto indispensável, como tanto e você. (Verso 13)
E outras que julgar
necessárias.
Informações implícitas no refrão; a partir do significado
de expressões/ pelo uso do dicionário ou pela análise do contexto.
Chamar atenção para as marcas lingüísticas que evidenciam
locutor ( que escreve) e interlocutor ( para quem escreve).
É uma criança ou um adulto? Como descobriu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário