sexta-feira, 19 de outubro de 2012

"AVÓS RECORDANDO E NETOS APRENDENDO"




PROJETO APRENDENDO COM OS AVÓS


Tema: AVÓS RECORDANDO E NETOS APRENDENDO.
Professoras responsáveis pelo projeto: Professoras em Uso da Biblioteca: Maria Laurieves Miranda de Souza e Maria Inêz Araújo Gomes.

A finalidade maior deste projeto de estudo é resgatar o respeito aos avós e buscarmos para dentro da escola avós das crianças que muito tem para o enriquecimento do projeto. Faz-se necessário que as crianças compreendam sua história e sintam-se fazedoras desta, assim, poderão agir na sociedade de forma crítica, participativa e transformadora.
Resgatar as crenças, costumes e valores das famílias fazem com que a criança pense sobre si mesma, a realidade a sua volta e as relações estabelecidas entre o homem e o meio. Isto possibilita a ela, observar, analisar, refletir e comparar como a sociedade vai transformando-se historicamente. É no presente e no passado que se busca a compreensão da totalidade histórica.
Em um mundo dominado pela tecnologia, onde os CDs, a internet, os computadores, a TV a cabo fazem parte de uma grande parcela da população a presença constante dos avôs na vida das crianças e dos adolescentes enquanto os pais estão trabalhando é de grande importância. Resgatar valores, o carinho e a vivência dos avós permitem que as crianças viajem para um mundo cheio de experiências e sabedoria.
Poder aproveitar os momentos ouvindo os avós contando suas histórias de vida, faz com que a criança pergunte e se imagine dentro de cada história trazendo aprendizados inesquecíveis.
Convidar os avós para vir até a escola e tê-los bem pertinho vendo e se divertindo com tudo o que os netos fazem e apresentam deixa cada avô orgulhoso de poder estar vivendo aquele momento tão especial.
Casa de avô e de vovó “pode” tudo e as crianças encontram neles grandes aliados de suas verdadeiras estripulias e ainda sem broncas dos pais porque afinal a casa é do vovô e da vovó.
            É também objetivo deste projeto contribuir para a formação de um cidadão consciente e atuante, formando valores de respeito aos mais velhos.
            Durante a realização do projeto os alunos pesquisaram a origem do sobrenome da família, reconheceram-se com membro de uma família, familiarizaram-se com o conceito de idoso, integraram os avós na escola contribuindo no processo educativo de seu neto (neta). Proporcionou também um momento de entretenimento entre os avós e as crianças com bate papo e contação de histórias.
Foram trabalhadas produções escritas (reconto), que envolveram os avós em pesquisas da sala e outras atividades.
A culminância do projeto aconteceu no pátio da escola com grande número de avós. Os alunos apresentaram poesias, desfile com as roupas dos avós, teatro, entrega de faixas para os avós que contaram histórias em visita às salas de aula e por fim um delicioso chá.



MOMENTO DE VISITAÇÃO DOS AVÓS NAS SALAS DE AULA.















































































ATIVIDADES REALIZADAS:







ILUSTRAÇÃO DAS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS AVÓS















CULMINÂNCIA DO PROJETO


















































































DEPOIMENTO DAS AVÓS








Nenhum comentário:

Postar um comentário