segunda-feira, 28 de maio de 2012

FEIRA DO SABER 2012 - 2ª FASE

23ª Feira do Saber – 2ª Fase

Projeto Institucional já consolidado na escola, a “Feira do Saber” tem por objetivo incentivar a pesquisa e a construção coletiva de conhecimento. Há 23 anos este projeto vem abrilhantando e enriquecendo o currículo da escola!
         É importante,  agradecer e ressaltar a dedicação e compromisso dos professores no desenvolvimento de todos os trabalhos, tornando o projeto uma referência nas atividades culturais da nossa cidade.
Importante, também, enfatizar o papel das famílias que, numa postura participativa, contribuíram significativamente para a qualidade da aprendizagem de nossos alunos.
Tarefa difícil e de grande responsabilidade, tanto para os professores, quanto para os alunos e seus familiares, a realização da “Feira” envolveu toda a comunidade escolar em atividades e pesquisas variadas.
Enfatizamos o trabalho dos professores, alunos, familiares e dos demais funcionários da escola que, num processo de integração escola/família, não mediram esforços para realização desse evento. Parabéns a todos vocês!
Em especial, agradecemos a todas as pessoas da comunidade que, com carinho e boa vontade, contribuíram com o desenvolvimento das atividades propostas e aprofundamento dos temas. Acreditamos nesta parceria como condição imprescindível para dar significado às aprendizagens escolares. As atividades extraclasses, os trabalhos de campo, as palestras e oficinas, aproximam a escola da realidade através de uma abordagem mais dinâmica e interdisciplinar dos conteúdos curriculares.
         Acreditamos que “a educação deve formar personalidades humanas e fazer com que os alunos se apropriem da cultura em seu sentido mais amplo: valores, ciências e todos os tipos de arte”
         Os alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização deliciaram-se com as propostas de arte desenvolvidas pelas professoras Patrícia, Érika, Mary, Cristiane e Sandra Lima. Pintores brasileiros e estrangeiros se fizeram presentes nas salas por meio de suas obras. Assim, os alunos descobriram em Claude Monet, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Leonardo da Vinci e Alfredo Volpi, cores, formas e estilos diferentes pintura. Soltaram a imaginação e fizeram réplicas, releituras e outras expressões de arte para retratar suas descobertas enriquecendo seu universo cultural.        
Os alunos do 2º ano do Ciclo de Alfabetização, com o apoio, orientação e dedicação das professoras Rosely, Sônia, Maria Alice, Sandra Nicolau e Sandra Lúcia também mergulharam no universo da pintura. As obras de Van Gogh, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Romero Brito e Heitor dos Prazeres tomaram conta do espaço das salas, do pátio, da biblioteca e eram apreciadas no uso de cores quentes e frias e de diferentes técnicas de pintura. Produziram textos, fizeram linha de tempo, construiram artes plásticas e se deixaram levar pela magia da pintura.
         Nos paineis expostos na área externa da escola estão os trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano do Ciclo de Alfabetização, desenvolvidos sob a orientação das professoras Mônica Elizabeth, Primejaneri e Fátima, apresentando Maurício de Sousa, seus personagens e quadrinhos, carregados de humor e ensinamentos.


Abertura com apresentação do Coral Menino Jesus.


Abertura da 23ª Feira do Saber: alunos, pais, professores e comunidade caratinguense valorizam e participam desse projeto institucional que já é tradição na cidade.




TIA PRIMEJANERI - 1º ANO











Tia Sandra Nicolau e sua turma




Tia Sônia






Tia Mary




























Tia Patrícia























Tia Maria Alice






Tia Roseli





Momento de visitação: comunidade aprecia os trabalhos e ouve os alunos sobre o tema desenvolvido na “Feira do Saber”. Em 2012 foram mais de 1000 pessoas visitando a escola nas duas fases de apresentação.


Tia Sandra Nicolau







Tia Sandra Lúcia










Fazendo Arte na sala de aula: releitura dos quadros de Romero Brito com a participação dos 
pais.





Tia Sandra Lima








Organizando o espaço das salas: participação das famílias e alunos.













Alunos da Tia Cristiane



Tia Primejaneri e sua turma

Tia Sonia


Equipe de mâes.





        

















Turmas dos 1º anos
















Tia Cristiane



Tia Cristiane









Nenhum comentário:

Postar um comentário