quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO: CANTANDO E APRENDENDO


TÍTULO DO PROJETO: CANTANDO E APRENDENDO
TEMA: RESGATANDO OS VALORES ATRAVÉS DA MÚSICA
E. E. “JESUS DE PRAGA”
TEMPO DE DURAÇÃO: 07/05/2012 a 28/06/2012

1- APRESENTAÇÃO:
Após realizarmos pesquisas sobre as letras das músicas,detectamos valores importantes a serem trabalhados, na escola como continuidade dos valores que os alunos recebem na família.
2- JUSTIFICATIVA:
 Trabalhar música na escola é continuar o universo lúdico que a criança já traz consigo.Quando em casa e na escola aprende-se a aceitar e respeitar o outro, exercita-se a liberdade responsável, convive-se com justiça e busca-se o entendimento pelo diálogo, aprende-se a dar valor ao que é humano. É assim que se aprende a viver com dignidade, é assim que se aprende a defender os próprios valores, é assim que se prepara para ser cidadão.
3- OBJETOS:
GERAL:
Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica.
ESPECÍFICOS:
Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
Perceber que a música, está presente nas diversas culturas, podendo também ser usada de forma a possibilitar o diálogo, respeito e reverência ao transcendente. (Deus)
4- Público alvo:
 Alunos do 1º ao 3º ano de alfabetização e alunos do 4º e 5º ano do ciclo complementar.
5- METAS:
Instigar os alunos a refletirem sobre a importância do diálogo, respeito e amizade no ambiente que vivemos. Usando a música como forma lúdica de se aprender.

6- METODOLOGIA:
 Apresentar aos alunos as letras das músicas. Pedir que faça uma breve reflexão sobre as mesmas, questionando quais valores ou sentimentos apresentados durante a execução do áudio.  Promover um diálogo abordando a importância da música em nossas vidas.
7-RECURSOS:
Humanos: As professoras de Ensino Religioso ficarão responsáveis por desenvolver os trabalhos em classe. A equipe pedagógica fará a assessoria e acompanhamento do projeto.
Materiais:de consumo: papel sulfite, lápis de cor, tinta, pincel, cartolina, microsistem, CD,  tesoura, cola, entre outros. Permanente: letras das músicas.
8- AVALIAÇÃO:
 Finalizar cada aula com uma reflexão com a turma sobre o que compreenderam a respeito das diferentes mensagens transmitidas pelas músicas.  O aluno será avaliado durante o desenvolvimento do projeto, seu interesse pelas atividades.
9- CRONOGRAMA:
Sugestões de empreendimento:
* Apresentar aos alunos as letras das músicas a serem trabalhadas. ( 1ª atividade do projeto)
* Pedir que façam uma reflexão sobre as mesmas.
* Questionando quais valores ou sentimentos apresentados durante a execução das mesmas.
* Com os alunos do 4º e 5º ano, dividir a sala em pequenos grupos e pedir para cada grupo relatar 5 momentos ou músicas que marcaram as suas vidas. Com os alunos 1º, 2º trabalhar a letra com gestos e ilustrações.
Professoras responsáveis: Maria do Carmo Pereira Pena, Vanilda das Graças e Maria Aparecida Silva Nascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário