quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO PARA FEIRA DO SABER 2012 - ARTE / PINTOR: ROMERO BRITTO


             PROJETO DEENSINO E APRENDIZADEM
  TEMA: ARTE          PINTOR: ROMERO BRITTO
E. E. MENINO JESUS DE PRAGA                    2º ANO     2.012
 PROFESSORA: SANDRA LÚCIA APARECIDA SOARES RODRIGUES

JUSTIFICATIVA:
. As cores alegram, enfeitam, dão vida. A arte exprime sentimentos e emoções. Nessa perspectiva, abordaremos nesse trabalho, a criatividade com formas e cores através das telas de Romero Britto, numa abordagem interdisciplinar.

OBJETIVO GERAL:
. Conhecer um pouco da vida e dasobras de Romero Britto, as características de seus desenhos, as cores utilizadas, os contornos e temas pintados, fazer leitura formal( linhas, formas, planos e cores, e interpretativa ( o que vejo? o que me lembra? o que está representando?), de algumas do artista, para depois fazer a releitura usando a criatividade.

EMPREENDIMENTO:
Apresentar o tema estudado durante a Feirado Saber, em forma de trabalhos individuais e em grupos ( produção de textos, desenhos, pesquisas, artes) e da linguagem oral.

COMPETÊNCIA:
LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA:
     . Ler e interpretar biografia, obras e textos informativos sobre o artista;
    . Conhecer as características das obras;
    . Produzir convites para a Feira do Saber;
    . Produzir relatório coletivo sobre o trabalho realizado.

MATEMÁTICA / GEOMETRIA:
   . Identificar as formas geométricas que o artista utiliza em suas obras e também os traços( linhas retas e curvas).

ARTES:
   . Colorir, pintar, fazer colagens, através das obras do artista:
   . Trabalhar cores primárias, secundárias e terciárias, frias e quentes.

GEOGRAFIA:
 .Localizar no mapa do Brasil, a região e cidade natal do artista.

CIÊNCIAS:
  . Sentido : visão   -  Compreender a função da íris para a percepção das cores

SONDAGEM /PROBLEMATIZAÇÃO
 . Falar sobre a Feira do Saber e apresentar o tema, o artista e suas obras chamando a atenção para contornos, formas e cores;
 . Verificar o interesse e interação dos alunos pelo assunto;
. propor a divisão de equipes ressaltando a responsabilidade individual de cada um.

INSTRUMENTALIZAÇÃO
. Assistir no YOU TUBE um vídeo mostrando o autor e suas obras;
. Leitura da biografia do artista;
. Trabalhar cores primárias, secundárias e terciárias, quentes e frias;
.  Explorar os contornos utilizado pelo artista comparando com conteúdos trabalhados em geometria;
. Localizar no mapa do Brasil a região e cidade natal do artista;
. Produzir textos ( convites) para aFeira do Saber e relatório sobre o trabalho realizado;
. Fazer trabalhos de releituras e criação livre seguindo o estilo do artista.

GENERALIZAÇÃO
Relatório coletivo após a Feira do Saber, sobre o tema estudado e a experiência de apresenta-lo aos visitantes.

APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL
Apresentar os trabalhos realizados por eles, explicando o que foi estudado.

AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do Saber, observando o interesse, responsabilidade e participação de cada aluno.

EQUIPE 1:  Foto e biografia  (5 alunos)
Parede: Cartaz com foto e desenho de uma das obras; cartaz com biografia. Mapa do estado natal do artista.
Mesa:



EQUIPE 2:  Cores primárias (5 alunos)
Parede: Cartaz com conceito de cores primárias .
Mesa: Tampa de pizzas com desenhos utilizando as três cores.



EQUIPE 3: Cores secundárias e terciárias ( 5 alunos)
Parede: Cartaz com conceito e tabela de cores quentes e frias.


                                              EQUIPE 4: Contornos e formas geométricas ( 5 alunos)
Parede: Cartaz com releitura de uma obra
Mesa:



                                               EQUIPE 5: Textos trabalhados(4 alunos)
Parede: Todos os textos trabalhados e desenhos criados livremente de acordo com o estilo do artista.



         EQUIPE 6: Releituras (5 alunos)
Parede: Diversas obras retratadas através de releitura.

OBS: EM todas as mesas, estarão expostas atividades de arte realizadas pelos alunos (pratos, chinelos, caixas, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário