PROJETO DEENSINO E APRENDIZADEM
TEMA:
ARTE PINTOR: ROMERO BRITTO
E. E. MENINO JESUS DE PRAGA 2º ANO 2.012
PROFESSORA: SANDRA LÚCIA APARECIDA SOARES
RODRIGUES
JUSTIFICATIVA:
. As cores alegram, enfeitam, dão vida. A arte exprime
sentimentos e emoções. Nessa perspectiva, abordaremos nesse trabalho, a
criatividade com formas e cores através das telas de Romero Britto, numa
abordagem interdisciplinar.
OBJETIVO GERAL:
. Conhecer um pouco da vida e dasobras de Romero Britto,
as características de seus desenhos, as cores utilizadas, os contornos e temas
pintados, fazer leitura formal( linhas, formas, planos e cores, e
interpretativa ( o que vejo? o que me lembra? o que está representando?), de
algumas do artista, para depois fazer a releitura usando a criatividade.
EMPREENDIMENTO:
Apresentar o tema estudado durante a Feirado Saber, em
forma de trabalhos individuais e em grupos ( produção de textos, desenhos,
pesquisas, artes) e da linguagem oral.
COMPETÊNCIA:
LÍNGUA PORTUGUESA
E HISTÓRIA:
. Ler e
interpretar biografia, obras e textos informativos sobre o artista;
. Conhecer as
características das obras;
. Produzir
convites para a Feira do Saber;
. Produzir
relatório coletivo sobre o trabalho realizado.
MATEMÁTICA /
GEOMETRIA:
. Identificar as
formas geométricas que o artista utiliza em suas obras e também os traços(
linhas retas e curvas).
ARTES:
. Colorir,
pintar, fazer colagens, através das obras do artista:
. Trabalhar
cores primárias, secundárias e terciárias, frias e quentes.
GEOGRAFIA:
.Localizar no mapa
do Brasil, a região e cidade natal do artista.
CIÊNCIAS:
. Sentido :
visão -
Compreender a função da íris para a percepção das cores
SONDAGEM
/PROBLEMATIZAÇÃO
. Falar sobre a
Feira do Saber e apresentar o tema, o artista e suas obras chamando a atenção
para contornos, formas e cores;
. Verificar o
interesse e interação dos alunos pelo assunto;
. propor a divisão de equipes ressaltando a
responsabilidade individual de cada um.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
. Assistir no YOU TUBE um vídeo mostrando o autor e suas
obras;
. Leitura da biografia do artista;
. Trabalhar cores primárias, secundárias e terciárias,
quentes e frias;
. Explorar os
contornos utilizado pelo artista comparando com conteúdos trabalhados em
geometria;
. Localizar no mapa do Brasil a região e cidade natal do
artista;
. Produzir textos ( convites) para aFeira do Saber e
relatório sobre o trabalho realizado;
. Fazer trabalhos de releituras e criação livre seguindo
o estilo do artista.
GENERALIZAÇÃO
Relatório coletivo após a Feira do Saber, sobre o tema
estudado e a experiência de apresenta-lo aos visitantes.
APLICAÇÃO À
PRÁTICA SOCIAL
Apresentar os trabalhos realizados por eles, explicando o
que foi estudado.
AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a
apresentação na Feira do Saber, observando o interesse, responsabilidade e
participação de cada aluno.
EQUIPE 1: Foto e biografia (5 alunos)
Parede: Cartaz com foto e desenho de uma das obras; cartaz
com biografia. Mapa do estado natal do artista.
Mesa:
EQUIPE 2: Cores primárias (5 alunos)
Parede: Cartaz com conceito de cores primárias .
Mesa: Tampa de pizzas com desenhos utilizando as três
cores.
EQUIPE 3:
Cores secundárias e terciárias ( 5 alunos)
Parede: Cartaz com conceito e tabela de cores quentes e
frias.
EQUIPE 4: Contornos e formas geométricas ( 5 alunos)
Parede: Cartaz com releitura de uma obra
Mesa:
EQUIPE 5: Textos
trabalhados(4 alunos)
Parede: Todos os textos trabalhados e desenhos criados
livremente de acordo com o estilo do artista.
EQUIPE 6: Releituras (5 alunos)
Parede: Diversas obras retratadas através de releitura.
OBS: EM todas
as mesas, estarão expostas atividades de arte realizadas
pelos alunos (pratos, chinelos, caixas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário