PROJETO DE ENSINO
APRENDIZAGEM
TEMA: ARTE: – PINTOR: ALFREDO VOLPI
E. E.
MENINO JESUS DE PRAGA
3º ANO - 2.012
PROFESSORA: SANDRA
LIMA DA SILVA SOARES
JUSTIFICATIVA: A arte enche de
alegria e estimula a imaginação das pessoas, e com as crianças, facilita o
desenvolvimento de diversos temas pertencentes ao plano anual de ensino. A
abordagem interdisciplinar irá acontecer, tendo em vista as características das
obras do artista.
OBJETIVO GERAL: Ao trabalhar com
o tema pintura, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco da história
de vida do artista (biografia), discutir sobre os diversos temas que aborda em
suas obras e recriá-las, fazendo uma releitura pessoal.
EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema
durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos
individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas
realizadas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.
VIDA COTIDIANA: conhecer
tipologia textual: biografia; apreciar a s pinturas criadas pelo artista.
COMPETÊNCIA:
LÍNGUA PORTUGUESA:
- Ler e interpretar biografia, obras e textos informativos sobre o artista.
- Conhecer as características da planta girassol, tema de várias obras do artista.
- Produzir convites para a Feira do Saber, exercitando o aprendizado.
- Colorir e pintar as obras do artista, recriando-as “brincando”; desenhar o auto retrato, a exemplo do artista, que o fez em diversas fases de sua vida; desenhar e pintar o próprio quarto, a exemplo da obra do artista.
- Preparar e apresentar o assunto durante a Feira do Saber na escola.
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE:
- Participar das atividades cotidianas em sala de aula; interagindo com os colegas e o professor: Escutando com atenção e compreensão; Respondendo às questões propostas pelo professor; Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
- Planejar a fala em situações de linguagem formal, isto é, a modalidade culta padrão.
- Planejar trabalhos escolares e apresentar para pais, turma, escola (relato de experiências, de viagens, entrevistas, conclusões de observação, de pesquisa de campo, etc.) levando em conta a adequação da linguagem e do conteúdo ao público definido.
MATEMÁTICA
·
Coletar dados e elaborar gráfico de barras, com
as preferências dos familiares e dos alunos quanto à obras do artista (escolher
algumas para a pesquisa).
·
HISTÓRIA
Temporalidade Histórica:
- Fazer linha de tempo com as principais datas contidas na biografia do artista.
- Produzir a sua biografia.
GEOGRAFIA
- Representar os espaços do ambiente através de desenhos e pinturas, imitando o artista, que pintou paisagens dos lugares onde viveu.
ARTES
- Expressar sentimentos e conhecimentos através de trabalhos de arte, como pintura, desenho, colagem, confecção de dobraduras e maquetes.
SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO
- Falar sobre a Feira do Saber, propondo o trabalho com o artista Alfredo Volpi e suas obras.
- Verificar em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
- Propor a divisão da turma em grupos para o trabalho com subtítulos.
INSTRUMENTALIZAÇÃO
- Leitura da biografia do artista, como detonadora do projeto.
- Apreciação de slides com as obras mais famosas do artista.
- Fazer o “retrato” do artista.
GENERALIZAÇÃO
- Produção de materiais diversos para exposição no dia da feira: gráficos, tabelas, textos, poesias, ilustrações, arte, etc.
APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL:
- Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
AVALIAÇÃO
- Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do Saber, observando o interesse e a participação de cada aluno.
Decoração: no teto bandeirolas coloridas.
EQUIPE 1: foto e biografia ( 6
alunos)
PAREDE: Cartaz com desenho e/ou
foto do artista; linha histórica do pintor; cartaz com a biografia do autor;
auto-retrato do pintor; Texto: biografia do aluno; texto: linha histórica do
aluno (trabalhar em História).
MESA: porta-retrato com fotos dos
alunos.
Arte: confeccionar o
porta-retrato (texto instrucional trabalhado em Português). O “contorno” pode ser feito em casa com a
família colando materiais diversos: sementes, macarrão, lacre de tampinha de
refrigerante, rolinho de revista, etc.
Aluno 1: Bom dia visitante! A sala da Tia Sandra conheceu o pintor
Alfredo Volpi. O artista nasceu em Lucca, Itália em 1896. Chegou ao Brasil com
18 meses de idade, quando sua família veio morar em São Paulo. Autodidata,
trabalhou como encanador, marceneiro-entalhador, até se tornar pintor decorador
de interiores e de paredes.
Aluno 2: Seja bem vindo visitante! Como artesão que foi de na
juventude, Volpi gostava de misturas cores, descobrir tonalidades, texturas,
cheiros. Apreciava a técnica da têmpera-ovo: as tintas eram misturadas no ovo e
verniz, em seguida, adicionava pigmentos de plantas diversas feitos por ele
mesmo – suas telas tinham seu toque, desde a montagem do suporte até a
composição da pintura.
Aluno 3: Construímos uma linha do tempo para registrar alguns
momentos da história de vida do pintor e também fizemos a nossa linha do tempo.
Veja a exposição desse trabalho, visitante.
EQUIPE 2: Fachadas ( alunos)
PAREDE: Releituras de quadros que
se integram a esse período. Técnica: utilizar colorido forte com lápis de cor.
Texto: Qual o espaço preferido em minha casa?
MESA: em caixas de leite pintar
uma casa (cores diversas e posição vertical ou horizontal) e na mesa compor uma
fachada como um dos quadros do artista.
Aluno 1: Que bom recebê-lo visitante! Nos primeiros anos sua obra
caracterizou-se por paisagens realistas,
mostrando vistas de bairros pobres da capital paulista ou de cidades do
interior, bem como marinhas do litoral de Santos e retratos.
Aluno 2: Você pode observar essa fase pelos quadros expostos.
Inspirados em Volpi também desenhamos e construímos fachadas. Fizemos uma
releitura dos quadros que retratam essas fachadas e, usando caixas de leite
montamos essa maquete.
Aluno 3: Cada aluno foi convidado a observar a fachada de sua casa
e a vizinhança que está ao seu redor. Aproveitando o tema produzimos texto
descrevendo o local preferido em nossa casa. Leia nosso textos visitante.
EQUIPE 3: Arte Primitiva(
alunos)
PAREDE: Técnica do vitral:
desenho com giz de cera sobre papel camurça preto. Os alunos desenham no verso
com o lápis de escrever e colorem a parte camurça com giz de cera bem forte, no
contorno passar giz de cera branco.
MESA: Fazer uma arte construindo
o palhaço que aparece no vitral.
Aluno 1: Olá visitante!
Volpi adorava usar cores vibrantes em seus quadros. Era conhecido como um
pintor colorista. Explorou através das
formas, composições magníficas, de grande impacto visual.
Aluno 2: O quadro O palhaço faz parte da fase
conhecida como arte primitiva. Com poucos recursos, através de sua
experiência como pintor e decorador de paredes, conhecia todos os processos
para a fabricação de suas próprias telas. Cortava a madeira, montava
bastidores, esticava o tecido.
Aluno 3: Usando a têmpera, tinta que ele mesmo criava, expressava a
luminosidade e a transparência que eram marcantes nas telas de Alfredo Volpi e
sua pintura construtiva. Utilizamos a técnica do desenho com giz de cera sobre
papel camurça para fazer uma releitura do quadro como se fosse vitral.
EQUIPE 4: O barco e o Amanhecer( alunos)
PAREDE: Pintura a dedo ou pinceladas:
réplica dos quadros.
MESA: O barco como meio de
transporte: dobraduras de barquinho podem ser cores diversas apoiados em caixas de sapatos com celofane e
papel de bala azul.(texto instrucional).
Aluno 1: Fazendo parte das primeiras
manifestações artísticas contrária aos pintores da Semana de Arte Moderna de
1922, Volpi passeava pelos arredores de São Paulo, retratando paisagens,
naturezas mortas e marinhas. A paisagem
"O amanhecer" se situa nessa fase naturalista.
Aluno 2: Nos quadros desse período o artista apresenta grande
riqueza de detalhes, expressando sua sensibilidade, através de suas pinceladas
lisas de cores sombrias e tons baixos, ou seja, mais claros e neutros, formava
diferentes contrastes dando forma a paisagem.
Aluno 3: Adoramos fazer essa atividade: para pintar o quadro o
barco, que também é da fase que retrata a natureza, fizemos pintura com o dedo.
O que você achou de nossos quadros visitante?
EQUIPE 5: Bandeirinhas (alunos)
PAREDE: Colagem: bandeirolas sobrepostas sobre cenário (de
papel cartão colorido e barbante). Texto: Uma festa Junina Especial na escola
(fazer em grupo caso os alunos não tenham participado todos de festas juninas).
Criar o “seu” quadro bandeirolas.
MESA: Decorar algum objeto com bandeirolas.
Aluno 1: Volpi inicia uma mudança
cromática em seus quadros na década de 70. Pinta uma série de quadros
aparentemente iguais, onde a geometria, traços, faixas, são bem resolvidos,
sugerindo mastros, climas, marinhas, etc., numa rica e inventiva combinação.
Aluno 2:
Volpi argumentava que sua pintura abstrata foi uma reação ao barroco, criando
em seus quadros jogos de formas e de cores a partir de relações espaciais
abstratamente estruturadas. É a chamada fase das "bandeirinhas", a
mais consagrada de sua presença na arte moderna brasileira, estando
exemplificada na obra "Bandeiras e Mastro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário