quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO PARA A FEIRA DO SABER 2012 DE UMA DAS TURMAS PARA AMOSTRAGEM


PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM
TEMA: ARTE:  – PINTOR: ALFREDO VOLPI
E.  E.  MENINO JESUS DE PRAGA
3º ANO -  2.012
PROFESSORA: SANDRA LIMA DA SILVA SOARES

JUSTIFICATIVA: A arte enche de alegria e estimula a imaginação das pessoas, e com as crianças, facilita o desenvolvimento de diversos temas pertencentes ao plano anual de ensino. A abordagem interdisciplinar irá acontecer, tendo em vista as características das obras do artista.

OBJETIVO GERAL: Ao trabalhar com o tema pintura, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco da história de vida do artista (biografia), discutir sobre os diversos temas que aborda em suas obras e recriá-las, fazendo uma releitura pessoal.

EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas realizadas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.

VIDA COTIDIANA: conhecer tipologia textual: biografia; apreciar a s pinturas criadas pelo artista.

COMPETÊNCIA:
LÍNGUA PORTUGUESA:
  • Ler e interpretar biografia, obras  e textos informativos sobre o artista.
  • Conhecer as características da planta girassol, tema de várias obras do artista.
  • Produzir convites para a Feira do Saber, exercitando o aprendizado.
  • Colorir e pintar as obras do artista, recriando-as “brincando”; desenhar o auto retrato, a exemplo do artista, que o fez em diversas fases de sua vida; desenhar e pintar o próprio quarto, a exemplo da obra do artista.
  • Preparar e apresentar o assunto durante a Feira do Saber na escola.
DESENVOLVIMENTO DA  ORALIDADE:
  • Participar das atividades cotidianas em sala de aula; interagindo com os colegas e o professor: Escutando com atenção e compreensão; Respondendo às questões propostas pelo professor; Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
  • Planejar a fala em situações de linguagem formal, isto é, a modalidade culta padrão.
  • Planejar trabalhos escolares e apresentar para pais, turma, escola (relato de experiências, de viagens, entrevistas, conclusões de observação, de pesquisa de campo, etc.) levando em conta a adequação da linguagem e do conteúdo ao público definido.

MATEMÁTICA
·         Coletar dados e elaborar gráfico de barras, com as preferências dos familiares e dos alunos quanto à obras do artista (escolher algumas para a pesquisa).

·         HISTÓRIA
Temporalidade Histórica:
  • Fazer linha de tempo com as principais datas contidas na biografia do artista.
  • Produzir a sua biografia.

GEOGRAFIA
  • Representar os espaços do ambiente através de desenhos e pinturas, imitando o artista, que pintou paisagens dos lugares onde viveu.

 ARTES
  • Expressar sentimentos e conhecimentos através de trabalhos de arte, como pintura, desenho, colagem, confecção de dobraduras e maquetes.

SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO
  • Falar sobre a Feira do Saber, propondo o trabalho com o artista Alfredo Volpi e suas obras.
  • Verificar em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
  • Propor a divisão da turma em grupos para o trabalho com subtítulos.

INSTRUMENTALIZAÇÃO
  • Leitura da biografia do artista, como detonadora do projeto.
  • Apreciação de slides com as obras mais famosas do artista.
  • Fazer o “retrato” do artista.
GENERALIZAÇÃO
  • Produção de materiais diversos para exposição no dia da feira: gráficos, tabelas, textos, poesias, ilustrações, arte, etc.

APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL:
  • Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
AVALIAÇÃO
  • Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do Saber, observando o interesse e a participação de cada aluno.

Decoração: no teto bandeirolas coloridas.

EQUIPE 1:  foto e biografia ( 6 alunos)

PAREDE: Cartaz com desenho e/ou foto do artista; linha histórica do pintor; cartaz com a biografia do autor; auto-retrato do pintor; Texto: biografia do aluno; texto: linha histórica do aluno (trabalhar em História).
MESA: porta-retrato com fotos dos alunos.
Arte: confeccionar o porta-retrato (texto instrucional trabalhado em Português).  O “contorno” pode ser feito em casa com a família colando materiais diversos: sementes, macarrão, lacre de tampinha de refrigerante, rolinho de revista, etc.

Aluno 1: Bom dia visitante! A sala da Tia Sandra conheceu o pintor Alfredo Volpi. O artista nasceu em Lucca, Itália em 1896. Chegou ao Brasil com 18 meses de idade, quando sua família veio morar em São Paulo. Autodidata, trabalhou como encanador, marceneiro-entalhador, até se tornar pintor decorador de interiores e de paredes.

Aluno 2: Seja bem vindo visitante! Como artesão que foi de na juventude, Volpi gostava de misturas cores, descobrir tonalidades, texturas, cheiros. Apreciava a técnica da têmpera-ovo: as tintas eram misturadas no ovo e verniz, em seguida, adicionava pigmentos de plantas diversas feitos por ele mesmo – suas telas tinham seu toque, desde a montagem do suporte até a composição da pintura.

Aluno 3: Construímos uma linha do tempo para registrar alguns momentos da história de vida do pintor e também fizemos a nossa linha do tempo. Veja a exposição desse trabalho, visitante.



EQUIPE 2:  Fachadas ( alunos)

PAREDE: Releituras de quadros que se integram a esse período. Técnica: utilizar colorido forte com lápis de cor. Texto: Qual o espaço preferido em minha casa?
MESA: em caixas de leite pintar uma casa (cores diversas e posição vertical ou horizontal) e na mesa compor uma fachada como um dos quadros do artista.

Aluno 1: Que bom recebê-lo visitante! Nos primeiros anos sua obra caracterizou-se por paisagens  realistas, mostrando vistas de bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior, bem como marinhas do litoral de Santos e retratos.

Aluno 2: Você pode observar essa fase pelos quadros expostos. Inspirados em Volpi também desenhamos e construímos fachadas. Fizemos uma releitura dos quadros que retratam essas fachadas e, usando caixas de leite montamos essa maquete.

Aluno 3: Cada aluno foi convidado a observar a fachada de sua casa e a vizinhança que está ao seu redor. Aproveitando o tema produzimos texto descrevendo o local preferido em nossa casa. Leia nosso textos visitante.

EQUIPE 3:   Arte Primitiva( alunos)

PAREDE: Técnica do vitral: desenho com giz de cera sobre papel camurça preto. Os alunos desenham no verso com o lápis de escrever e colorem a parte camurça com giz de cera bem forte, no contorno passar giz de cera branco.

MESA: Fazer uma arte construindo o palhaço que aparece no vitral.

Aluno 1: Olá visitante! Volpi adorava usar cores vibrantes em seus quadros. Era conhecido como um pintor colorista.  Explorou através das formas, composições magníficas, de grande impacto visual.

Aluno 2: O quadro O palhaço faz parte da fase conhecida como arte primitiva. Com poucos recursos, através de sua experiência como pintor e decorador de paredes, conhecia todos os processos para a fabricação de suas próprias telas. Cortava a madeira, montava bastidores, esticava o tecido.

Aluno 3: Usando a têmpera, tinta que ele mesmo criava, expressava a luminosidade e a transparência que eram marcantes nas telas de Alfredo Volpi e sua pintura construtiva. Utilizamos a técnica do desenho com giz de cera sobre papel camurça para fazer uma releitura do quadro como se fosse vitral.


EQUIPE 4: O barco e o Amanhecer( alunos)

PAREDE: Pintura a dedo ou pinceladas: réplica dos quadros.
MESA: O barco como meio de transporte: dobraduras de barquinho podem ser cores diversas  apoiados em caixas de sapatos com celofane e papel de bala azul.(texto instrucional).

Aluno 1: Fazendo parte das primeiras manifestações artísticas contrária aos pintores da Semana de Arte Moderna de 1922, Volpi passeava pelos arredores de São Paulo, retratando paisagens, naturezas mortas e marinhas.  A paisagem "O amanhecer" se situa nessa fase naturalista.

Aluno 2: Nos quadros desse período o artista apresenta grande riqueza de detalhes, expressando sua sensibilidade, através de suas pinceladas lisas de cores sombrias e tons baixos, ou seja, mais claros e neutros, formava diferentes contrastes dando forma a paisagem.

Aluno 3: Adoramos fazer essa atividade: para pintar o quadro o barco, que também é da fase que retrata a natureza, fizemos pintura com o dedo. O que você achou de nossos quadros visitante?


EQUIPE 5:  Bandeirinhas (alunos)

PAREDE: Colagem: bandeirolas sobrepostas sobre cenário (de papel cartão colorido e barbante). Texto: Uma festa Junina Especial na escola (fazer em grupo caso os alunos não tenham participado todos de festas juninas). Criar o “seu” quadro bandeirolas.
MESA: Decorar algum objeto com bandeirolas.




Aluno 1: Volpi inicia uma mudança cromática em seus quadros na década de 70. Pinta uma série de quadros aparentemente iguais, onde a geometria, traços, faixas, são bem resolvidos, sugerindo mastros, climas, marinhas, etc., numa rica e inventiva combinação. 

Aluno 2: Volpi argumentava que sua pintura abstrata foi uma reação ao barroco, criando em seus quadros jogos de formas e de cores a partir de relações espaciais abstratamente estruturadas. É a chamada fase das "bandeirinhas", a mais consagrada de sua presença na arte moderna brasileira, estando exemplificada na obra "Bandeiras e Mastro”.

Aluno 3: Considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo Volpi cria diversos quadros com bandeirinhas ficando conhecido como o pintor das bandeirinhas.  A partie do tema prduzimos textos e fixzemos colagem. Veja nosso trabalhos.


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