Título
do Projeto: CAPOEIRA
E. E. “MENINO JESUS DE PRAGA”
1.
APRESENTAÇÃO:
Considerando-se a capoeira como um esporte e que como tal
tem um papel fundamental na formação de crianças, pois desenvolve
conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento
harmônico e para a formação da cidadania. Este esporte mobiliza o raciocínio e
a afetividade, desenvolve capacidades com previsão, cálculo dos deslocamentos,
antecipação de manobras táticas, tomada de decisão, imaginação, além da
criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação, tão
necessários para uma completa formação cognitiva e social.
2.
JUSTIFICATIVA:
Considerando que a capoeira introduz no espaço escolar diferenças
substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de
maior movimento, ludicidade e liberdade, torna-se fundamental estimular a sua
prática no ambiente escolar.
3.OBJETIVOS:
GERAL:
·
Estimular e desenvolver aptidões
físicas naturais, através do movimento espontâneo;
·
Desenvolver as aptidões perceptivas como meio
de ajustamento do comportamento psicomotor;
·
Propiciar o desenvolvimento das qualidades
físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico;
·
Estimular a capacidade de expressão individual
por meio de movimentos criativos;
·
Contribuir para a formação e desenvolvimento
de hábitos saudáveis;
·
Favorecer a socialização;
·
Desenvolver
o gosto pela música, a criatividade relacionadas ao meio instrumental, e pela
própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade;
·
Propiciar igualdade de participação
entre meninos e meninas sem faixa etária específica.
ESPECÍFICOS:
·
Aprimorar diversas condutas
psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a
lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas
(resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);
·
Fomentar o sentido de comunidade, estimulando
o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia
e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina;
·
Desenvolver a prática da Capoeira Jogo,
estimulando a criatividade de movimentos;
·
Propiciar e estimular a confecção de seus
próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, caxixi, e atabaque;
·
Fomentar a interdisciplinaridade, tendo
em vista ser a Capoeira um esporte genuinamente Brasileiro, e que requer para
seu aprendizado um estudo profundo de demais disciplinas do currículo escolar
básico, como História e Geografia;
·
Favorecer e enriquecer a Cultura Popular Brasileira;
·
Propiciar um intercâmbio entre capoeiristas de
outras escolas;
·
Preparar seus praticantes para a participação
em campeonatos individuais, em duplas, grupos, musicais, dentre outros
·
Difundir a técnica e a cultura da capoeira na nossa cidade;
·
Promover a capoeira
como uma forma de integração social e familiar;
·
Levar a prática da
capoeira para os “Programas Socias” que são desenvolvidos em nossa Cidade;
·
Despertar o talento que existe em cada um,
buscando nas pessoas aquilo que elas
têm de melhor;
·
Criar o nível de consciência crítica das
crianças quanto às questões sociais, tais como violência, drogas, entre outros;
·
Incentivar a prática da capoeira como arte,
cultura e meio de integração social, cultural e esportista;
1.
PÚBLICO
ALVO:
Alunos do 1º ao 5º anos do
Ensino Fundamental.
5.
METAS:
·
Transformar o comportamento do aluno,
fazendo-o com que se reconheça como ser pensante, com olhar mais criativo e
indagador na construção de um futuro melhor.
·
Possibilitar a aproximação
dos alunos com a cultura popular, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e
musicais, fomentando o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras
pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo.
6. METODOLOGIA:
·
Apresentações de rodas de capoeira,
promovendo concursos, festivais e canções, como forma de divulgar e envolver a
comunidade em geral.
·
Proporcionar aos meninos e meninas oficinas e
cursos para valorização pessoal.
·
Ilustrar a importância da identidade e raízes
do nosso povo, através de filmes, palestras e encontros.
·
Intercâmbio cultural com outras manifestações
artísticas.
·
Realização do evento maior do capoeirista “O
BATIZADO”, com entrega de cordões dos graduados de acordo com a categoria e
troca de cordas dependendo do rendimento escolar, esforço e comportamento de
cada criança.
·
Pré-aquecimento; preparação física geral; preparação
física de treinamento; roda de capoeira.
7.
RECURSOS:
a.
HUMANOS
Coordenador ou professor habilitado.
b.
MATERIAIS
De consumo: calça de elanca, camiseta, cordão.
Permanentes: aparelho de som, berimbau, atabaque, cabaça para
berimbau, pandeiro, caxixi, cd.
8.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
continua no processo de aprendizagem, pois a mesma representa um importante
momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a
execução do projeto capoeira e também de modo abrangente considerando as
variedades de habilidades condizentes, a fim de que todos os
alunos possam desenvolver uma postura satisfatória.
9.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
O que
|
Quando
|
Como
|
Quem
|
Aulas de capoeira.
|
No contra turno.
|
1 hora semanal.
|
Alunos e coordenador ou
profissional habilitado.
|
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