quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROJETO CAPOEIRA


Título do Projeto: CAPOEIRA
E. E. “MENINO JESUS DE PRAGA”

1.    APRESENTAÇÃO:
Considerando-se a capoeira como um esporte e que como tal tem um papel fundamental na formação de crianças, pois desenvolve conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania. Este esporte mobiliza o raciocínio e a afetividade, desenvolve capacidades com previsão, cálculo dos deslocamentos, antecipação de manobras táticas, tomada de decisão, imaginação, além da criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação, tão necessários para uma completa formação cognitiva e social.
  
2. JUSTIFICATIVA:          
             Considerando que a capoeira introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, torna-se fundamental estimular a sua prática no ambiente escolar.


3.OBJETIVOS:
GERAL:
·         Estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo;
·          Desenvolver as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor;
·          Propiciar o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico;
·          Estimular a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos;
·          Contribuir para a formação e desenvolvimento de hábitos saudáveis;
·          Favorecer a socialização;
·          Desenvolver o gosto pela música, a criatividade relacionadas ao meio instrumental, e pela própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade;
·         Propiciar igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica.

ESPECÍFICOS:
·         Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);
·          Fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina;
·          Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;
·          Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, caxixi, e atabaque;
·         Fomentar a interdisciplinaridade, tendo em vista ser a Capoeira um esporte genuinamente Brasileiro, e que requer para seu aprendizado um estudo profundo de demais disciplinas do currículo escolar básico, como História e Geografia;
·          Favorecer e enriquecer a Cultura Popular  Brasileira;
·          Propiciar um intercâmbio entre capoeiristas de outras escolas;
·          Preparar seus praticantes para a participação em campeonatos individuais, em duplas, grupos, musicais, dentre outros
·         Difundir a técnica e a cultura da capoeira na nossa cidade;
·          Promover a capoeira como uma forma de integração social e familiar;
·          Levar a prática da capoeira para os “Programas Socias” que são desenvolvidos em nossa Cidade;
·          Despertar o talento que existe em cada um, buscando nas pessoas aquilo que elas
têm de melhor;
·         Criar o nível de consciência crítica das crianças quanto às questões sociais, tais como violência, drogas, entre outros;
·         Incentivar a prática da capoeira como arte, cultura e meio de integração social, cultural e esportista;

1.    PÚBLICO ALVO:
 Alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

5.    METAS:
·         Transformar o comportamento do aluno, fazendo-o com que se reconheça como ser pensante, com olhar mais criativo e indagador na construção de um futuro melhor.
·         Possibilitar a aproximação dos alunos com a cultura popular, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e musicais, fomentando o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo.

6. METODOLOGIA:
·         Apresentações de rodas de capoeira, promovendo concursos, festivais e canções, como forma de divulgar e envolver a comunidade em geral.
·         Proporcionar aos meninos e meninas oficinas e cursos para valorização pessoal.
·         Ilustrar a importância da identidade e raízes do nosso povo, através de filmes, palestras e encontros.
·         Intercâmbio cultural com outras manifestações artísticas.
·         Realização do evento maior do capoeirista “O BATIZADO”, com entrega de cordões dos graduados de acordo com a categoria e troca de cordas dependendo do rendimento escolar, esforço e comportamento de cada criança.
·         Pré-aquecimento; preparação física geral; preparação física de treinamento; roda de capoeira.

7. RECURSOS:
a. HUMANOS
Coordenador ou professor habilitado.

b. MATERIAIS
De consumo: calça de elanca, camiseta, cordão.
Permanentes: aparelho de som, berimbau, atabaque, cabaça para berimbau, pandeiro, caxixi, cd.

8. AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua no processo de aprendizagem, pois a mesma representa um importante momento enquanto norteadora de rumos e decisões a serem tomadas durante a execução do projeto capoeira e também de modo abrangente considerando as variedades de habilidades  condizentes,  a  fim de que todos os alunos possam desenvolver uma postura satisfatória.

9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
O que
Quando
Como
Quem
Aulas de capoeira.
No contra turno.
1 hora semanal.
Alunos e coordenador ou profissional habilitado.


Responsáveis pela elaboração do projeto: Professoras em uso da biblioteca – Maria Inêz e Laurinha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário