segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sequência didática: Textos Epistolares.


Sequência didática: Textos Epistolares.
As turmas do 4º ano da E.E. “Menino Jesus de Praga”, das professoras Claret, Marilda, Lourdinha, Aurélia e Daniela dedicaram-se a ler e produzir textos epistolares durante o mês de junho. Assim, cartão-postal, bilhetes, cartões e cartas circularam pelas salas para serem analisados, discutidos, comparados e explorados.
Uma visita aos Correios aproximou os pequenos dos serviços oferecidos e ampliou as descobertas a respeito do uso do selo, envio de telegramas, SEDEX, bem como sobre a importância do CEP e do preenchimento completo e correto de todos os dados referentes ao remetente e destinatário.
Cada turma aproveitou a oportunidade para que efetivamente os alunos postassem uma correspondência. Como havíamos realizado as reuniões da Assembleia de Classe, espaço em que os alunos opinam e discutem assuntos variados voltados para o funcionamento da escola e da sala de aula, foi possível identificar o desejo dos alunos em ter uma escola cujo espaço físico fosse mais bonito, seguro e confortável.
As professoras sugeriram então que os alunos escrevessem cartas manifestando esse desejo. Cada turma decidiu para quem enviar: uma autoridade que possa influenciar positivamente para acelerar o processo de reconstrução da escola cuja planta já está aprovada, mas que aguarda a liberação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Um passeio pela escola foi o suficiente para que os alunos identificassem as situações problemáticas e se instrumentalizassem para a produção.
As cartas produzidas podem ser lidas na sequência.

 












Nenhum comentário:

Postar um comentário