quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM - TEMA: ARTE: – PINTOR: VINCENT VAN GOGH


PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM
TEMA: ARTE:  – PINTOR: VINCENT VAN GOGH
E.  E.  MENINO JESUS DE PRAGA
2º ANO -  2.012
PROFESSORA: ROSELÍ DO CARMO DE SOUZA NASCIMENTO

JUSTIFICATIVA: A arte enche de alegria e estimula a imaginação das pessoas, e com as crianças, facilita o desenvolvimento de diversos temas pertencentes ao plano anual de ensino. A abordagem interdisciplinar irá acontecer, tendo em vista as características das obras do artista.

OBJETIVO GERAL: Ao trabalhar com o tema pintura, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco da história de vida do artista (biografia), discutir sobre os diversos temas que aborda em suas obras e recriá-las, fazendo uma releitura pessoal.

EMPREENDIMENTO: Apresentar o tema durante a Feira do Saber, realizada pela escola, em forma de trabalhos individuais e em grupos (produções de textos diversos, desenhos, pesquisas realizadas, trabalhos artísticos) e da linguagem oral.

VIDA COTIDIANA: conhecer tipologia textual: biografia; apreciar a s pinturas criadas pelo artista.

COMPETÊNCIA:
LÍNGUA PORTUGUESA:
  • Ler e interpretar biografia, obras  e textos informativos sobre o artista.
  • Conhecer as características da planta girassol, tema de várias obras do artista.
  • Produzir convites para a Feira do Saber, exercitando o aprendizado.
  • Colorir e pintar as obras do artista, recriando-as “brincando”; desenhar o auto retrato, a exemplo do artista, que o fez em diversas fases de sua vida; desenhar e pintar o próprio quarto, a exemplo da obra do artista.
  • Preparar e apresentar o assunto durante a Feira do Saber na escola.

MATEMÁTICA
·         Coletar dados e elaborar gráfico de barras, com as preferências dos familiares quanto à obras do artista (escolher algumas para a pesquisa).

CIENCIAS
·         Investigar a origem, utilização e características do girassol, planta que o artista muito retratou.
·         UTILIZAÇÃO DO GIRASSOL: Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.
A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grão. As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.
Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C. Um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás, parente ancestral do girassol e da margarida, foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul, disseram cientistas. Fósseis da família Asteraceae, ou aster, são difíceis de serem encontrados e a maioria é formada apenas por grãos de pólen. No entanto, cientistas argentinos encontraram um fóssil com duas inflorescências primitivas que apresentavam algumas características da família aster. A botânica Liliana Katinas disse à Reuters, que pesquisadores vêm tentando determinar o lugar de origem da família. Um fóssil encontrado em 2002 na região da Patagônia argentina sugeriu que as flores evoluíram primeiramente na América do Sul. "Se alguém fosse dizer onde está a origem dessa família, eu diria que está na América do Sul... na Patagônia", disse Katinas. A cientista trabalha no Conselho Nacional para Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e faz parte da equipe que vem estudando o fóssil nos últimos dois anos. "Nós encontramos uma inflorescência cujo pólen -- depois da análise de especialistas do grupo -- está na base da árvore evolutiva. E onde encontramos ela? Encontramos na Patagônia, na América do Sul", disse. Os cientistas divulgaram os resultados de suas pesquisas nesta semana em um artigo da revista "Science".Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
·         HISTÓRIA

  • Fazer linha de tempo com as principais datas contidas na biografia do artista.

GEOGRAFIA
  • Representar os espaços do ambiente através de desenhos e pinturas, imitando o artista, que pintou paisagens dos lugares onde viveu.

 ARTES
  • Expressar sentimentos e conhecimentos através de trabalhos de arte, como pintura, desenho, colagem, confecção de dobraduras e maquetes.

SONDAGEM / PROBLEMATIZAÇÃO
  • Falar sobre a Feira do Saber, propondo o trabalho com o artista Vincent Van Gogh e suas obras.
  • Verificar em conversas informais o interesse dos alunos pelo assunto.
  • Propor a divisão da turma em grupos para o trabalho com subtítulos.

INSTRUMENTALIZAÇÃO
  • Leitura da biografia do artista, como detonadora do projeto.
  • Apreciação de slides com as obras mais famosas do artista.
  • Fazer girassóis, usando papel colorido.
  • Pesquisar figuras e/ou fotografias das obras e de curiosidades sobre a vida do artista, montando um mural.
  • Produzir texto coletivo sobre a vida e obra do artista.
  • Fazer o auto retrato, a exemplo do artista.
  • Desenhar o quarto, como fez o artista.
  • Estudar sobre os girassóis, planta retratada muitas vezes pelo artista.

GENERALIZAÇÃO
  • Fazer relatório coletivo sobre o que foi estudado, para exposição no dia da Feira do Saber.
APLICAÇÃO À PRÁTICA SOCIAL:
  • Apresentar-se no dia da Feira do Saber, mostrando e explicando os trabalhos feitos por eles.
AVALIAÇÃO
  • Será feita durante todo o trabalho com o tema e durante a apresentação na Feira do Saber, observando o interesse e a participação de cada aluno.










Nenhum comentário:

Postar um comentário