ü Escola: Escola Estadual Menino Jesus de Praga
ü Nome do Projeto ou prática: Oficina de Geometria.
ü Responsável pela elaboração do projeto ou prática: Equipe pedagógica e diretiva.
ü Responsável pela execução do projeto ou prática: Professora em Uso da Biblioteca com apoio de Maria Aparecida Silva Nascimento.
ü Profissionais da escola envolvidos no projeto ou prática: Professores regentes e Professora em Uso da Biblioteca com apoio de Maria Aparecida Silva Nascimento.
ü Público-alvo do projeto ou prática: Alunos dos 5º anos.
ü Período de execução do projeto ou prática: Outubro e novembro.
Relatório:
Sabemos que a Geometria é a parte da Matemática cujo objeto de estudo é o espaço e as figuras que podem ocupá-lo. Despertamos o interesse por este tema porque percebemos por parte dos alunos um grau de dificuldade em consolidar esse conhecimento.
Objetivos:
- Identificar linhas retas e curvas.
- Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.
- Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objeto no espaço.
- Identificar, descrever e comparar padrões (por exemplo: blocos lógicos), usando uma grande variedade de atributos como tamanho, forma, espessura e cor.
- Identificar triângulos e quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, losango), observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
- Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono), de acordo com o número de lados.
- Conceituar e identificar elementos de figuras geométricas, como faces, vértices, arestas e lados.
- Identificar linhas de simetria em formas bidimensionais no ambiente, objetos e letras.
- Identificar semelhanças e diferenças entre poliedros e não poliedros.
- Conceituar e identificar paralelismo e perpendicularismo entre retas.
- Identificar figuras tridimensionais e bidimensionais, reconhecendo suas partes (vista frontal, lateral e superior dos objetos).
- Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras planas (triângulo, quadrilátero e pentágono), de acordo com o número de lados.
Metas:
· Consolidar capacidades referentes à Geometria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário