ü Escola: Escola Estadual Menino Jesus de Praga
ü Nome do Projeto ou prática: Projeto “Clube de Leitura”.
ü Responsável pela elaboração do projeto ou prática: Equipe pedagógica e diretiva.
ü Responsável pela execução do projeto ou prática: Professoras regentes.
ü Profissionais da escola envolvidos no projeto ou prática: Professoras regentes.
ü Público-alvo do projeto ou prática: Alunos dos 4º e 5º anos.
ü Período de execução do projeto ou prática: Durante o ano letivo.
ü Projeto:
Justificativa: Sentindo a necessidade de incentivar a leitura, proporcionar maior contato das crianças com a literatura infantil e criar condições para que elas vivenciem situações de vida prática da sociedade, a escola vem realizando o trabalho com Clubes de Leitura nos 4º e 5º anos. Nota-se uma elevação da autoestima, uma maior conscientização de cidadania e crescente independência no desenvolvimento dos trabalhos nas crianças que se envolvem neste projeto.
Objeto de conhecimento: Português, História e Geografia. Dependendo da maturidade e criatividade da turma, poderá se estender às outras áreas.
Conteúdo específico: leitura.
Objetivos específicos:
- Melhorar o nível de linguagem oral dos alunos.
- Desenvolver um profundo interesse pela leitura.
- Criar hábitos de leitura independente.
Objetivos de vida cotidiana:
· Formar o hábito de recorrer aos livros para recreação ou busca de informação específica.
· Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de julgamento.
· Aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo.
Objetivos de empreendimento:
- Aprender a redigir atas.
- Conhecer as normas e aprender a elaborar um estatuto.
- Desenvolver a capacidade de realizar reuniões e trabalhos em grupos sem direção de um professor.
Objetivos de aprendizagem:
- Reconhecer o processo eletivo como forma maior de exercício da cidadania.
- Conhecer as principais etapas que envolvem o processo de eleição.
- Enriquecer estruturas de frases, melhorar a ortografia e aprimorar a organização de idéias.
Desenvolvimento:
Etapas:
1. Identificação de lideranças na turma: os alunos debatem sobre o que é liderança e traçam o perfil de um líder. A partir daí, identificam os possíveis líderes da sala.
2. Conhecimento do funcionamento do clube e sua importância.
3. Troca de informações sobre o processo democrático: democracia, eleição, voto, convenção, apuração, etc.
4. Identificação das qualidades específicas para cada cargo da diretoria do clube e suas respectivas tarefas:
QUALIDADES
| |
PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE
|
SECRETÁRIO(A)
|
· Ser bom leitor.
· Ser estudioso.
· Ser amigo de todos.
· Ser gentil ser assíduo e pontual.
|
· Redigir com clareza, boa ortografia e caligrafia.
· Ter boa leitura oral.
· Ser responsável.
|
BIBLIOTECÁRIO(A)
|
TESOUREIRO(A)
|
· Ser bom leitor.
· Ser caprichoso e organizado.
· Ser atencioso e gentil.
· Ser responsável.
|
· Ser organizado.
· Ser econômico.
· Ser honesto.
· Ser responsável.
|
RELAÇÕES-PÚBLICAS
| |
· Ser prestativo, organizado, atencioso e gentil.
· Ser disponível.
· Ler com clareza, pontuação e entonação.
|
TAREFAS
| |
PRESIDENTE
|
VICE-PRESIDENTE
|
· Marcar as datas das reuniões e sugerir o programa para elas.
· Sugerir a leitura e debate de um livro literário.
· Selecionar e adquirir livros e outros materiais para o Clube.
· Comunicar a reunião para os demais colegas, com a devida antecedência, para que todos se preparem.
· Determinar o papel de cada elemento da diretoria em cada reunião.
· Estimular a todos que participem com boa vontade, entusiasmo e disciplina.
· Dirigir a avaliação das reuniões.
|
· Substituir o presidente, em sua eventual ausência, desempenhando as mesmas funções, com a mesma habilidade.
|
BIBLIOTECÁRIO(A)
|
TESOUREIRO(A)
|
· Catalogar os livros.
· Registrar empréstimos.
· Penalizar aqueles que não devolvem os livros na data marcada, enviando suas multas ao tesoureiro.
· Conservar os livros.
|
· Propor o valor da mensalidade de cada sócio.
· Receber as mensalidades dos sócios e fazer o registro em cadernos próprios, de receitas e despesas.
· Cobrar multa do sócio infrator das regras do Clube.
· Planejar meios para conseguir mais recursos para o Clube.
· Efetuar o pagamento de despesas.
· Apresentar mensalmente o balancete do Clube.
|
RELAÇÕES-PÚBLICAS
|
SECRETÁRIO(A)
|
· Substituir qualquer membro da diretoria, procurando realizar, dentro do possível, as mesmas habilidades.
· Ajudar em diferenciadas solicitações de qualquer membro do Clube.
· Responsabilizar-se pela confecção de cartões de aniversários para os colegas e outros cartazes solicitados pela professora.
· Direcionar as reuniões do Clube de Leitura.
|
· Anotar os assuntos debatidos nas reuniões.
· Redigir a ata, procurando ser fiel aos expositores.
· Cuidar para não haver rasuras no livro de atas.
· Ler, no início de cada reunião, a ata da última reunião para apreciação da assembleia, e dispor-se a corrigir algum engano cometido.
· Datar e assinar a ata, conseguindo também a assinatura de todos que assistirem a reunião.
|
5. Convenção: os candidatos à convenção se colocam à frente e é realizada uma pré-eleição com voto aberto. Os mais votados comporão as chapas.
6. Período de propaganda eleitoral envolvendo divulgação das propostas de cada chapa através de cartazes, faixas, santinhos e comícios realizados em sala de aula. Todo candidato terá 15 dias para fazer sua campanha que deverá cessar 24 horas antes da eleição.
7. Confecção da cédula eleitoral, título e lista de eleitores.
8. Eleição e apuração.
9. Escolha do patrono do Clube de Leitura.
10. 1ª reunião com posse da diretoria, em dia determinado no calendário escolar e, se possível, com a presença do patrono.
Duração: aproximadamente 40 dias.
Recursos: textos, entrevistas, pesquisas, vídeos, etc.
Avaliação: após cada etapa e durante todo o ano. Professor e alunos procurarão aprimorar e enriquecer, a cada reunião, as atividades do Clube.
Projeto elaborado por:
Rita de Cássia Pereira Pacheco – Supervisora Escolar
Maria do Rosário Araújo Gomes Corrêa – Professora do Uso da
Biblioteca
Revisado por: Maria Inêz Araujo Gomes – Professora do Uso da Biblioteca
Parabens pelo projeto professores . Vou usa-lo para servir de parametro ao clube de leitura quwe pretendemos criar aqui na escola .
ResponderExcluirParabéns a toda equipe!!!!!
ResponderExcluir