quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projeto “Clube de Leitura”.

ü  Escola: Escola Estadual Menino Jesus de Praga
ü  Nome do Projeto ou prática: Projeto “Clube de Leitura”.
ü  Responsável pela elaboração do projeto ou prática: Equipe pedagógica e diretiva.
ü  Responsável pela execução do projeto ou prática: Professoras regentes.
ü  Profissionais da escola envolvidos no projeto ou prática: Professoras regentes.
ü  Público-alvo do projeto ou prática: Alunos dos 4º e 5º anos.
ü  Período de execução do projeto ou prática: Durante o ano letivo.
ü  Projeto:
Justificativa: Sentindo a necessidade de incentivar a leitura, proporcionar maior contato das crianças com a literatura infantil e criar condições para que elas vivenciem situações de vida prática da sociedade, a escola vem realizando o trabalho com Clubes de Leitura nos 4º e 5º anos. Nota-se uma elevação da autoestima, uma maior conscientização de cidadania e crescente independência no desenvolvimento dos trabalhos nas crianças que se envolvem neste projeto.
Objeto de conhecimento: Português, História e Geografia. Dependendo da maturidade e criatividade da turma, poderá se estender às outras áreas.
Conteúdo específico: leitura.
Objetivos específicos:
  • Melhorar o nível de linguagem oral dos alunos.
  • Desenvolver um profundo interesse pela leitura.
  • Criar hábitos de leitura independente.
Objetivos de vida cotidiana:
·         Formar o hábito de recorrer aos livros para recreação ou busca de informação específica.
·         Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de julgamento.
·         Aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo.
Objetivos de empreendimento:
  • Aprender a redigir atas.
  • Conhecer as normas e aprender a elaborar um estatuto.
  • Desenvolver a capacidade de realizar reuniões e trabalhos em grupos sem direção de um professor.
Objetivos de aprendizagem:
  • Reconhecer o processo eletivo como forma maior de exercício da cidadania.
  • Conhecer as principais etapas que envolvem o processo de eleição.
  • Enriquecer estruturas de frases, melhorar a ortografia e aprimorar a organização de idéias.
Desenvolvimento:
Etapas:
1.    Identificação de lideranças na turma: os alunos debatem sobre o que é liderança e traçam o perfil de um líder. A partir daí, identificam os possíveis líderes da sala.
2.    Conhecimento do funcionamento do clube e sua importância.
3.    Troca de informações sobre o processo democrático: democracia, eleição, voto, convenção, apuração, etc.
4.    Identificação das qualidades específicas para cada cargo da diretoria do clube e suas respectivas tarefas:
QUALIDADES
PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE
SECRETÁRIO(A)
·         Ser bom leitor.
·         Ser estudioso.
·         Ser amigo de todos.
·         Ser gentil ser assíduo e pontual.
·         Redigir com clareza, boa ortografia e caligrafia.
·         Ter boa leitura oral.
·         Ser responsável.
BIBLIOTECÁRIO(A)
TESOUREIRO(A)
·         Ser bom leitor.
·         Ser caprichoso e organizado.
·         Ser atencioso e gentil.
·         Ser responsável.
·         Ser organizado.
·         Ser econômico.
·         Ser honesto.
·         Ser responsável.
RELAÇÕES-PÚBLICAS
·         Ser prestativo, organizado, atencioso e gentil.
·         Ser disponível.
·         Ler com clareza, pontuação e entonação.



TAREFAS
PRESIDENTE
VICE-PRESIDENTE
·         Marcar as datas das reuniões e sugerir o programa para elas.
·         Sugerir a leitura e debate de um livro literário.
·         Selecionar e adquirir livros e outros materiais para o Clube.
·         Comunicar a reunião para os demais colegas, com a devida antecedência, para que todos se preparem.
·         Determinar o papel de cada elemento da diretoria em cada reunião.
·         Estimular a todos que participem com boa vontade, entusiasmo e disciplina.
·         Dirigir a avaliação das reuniões.
·         Substituir o presidente, em sua eventual ausência, desempenhando as mesmas funções, com a mesma habilidade.
BIBLIOTECÁRIO(A)
TESOUREIRO(A)
·         Catalogar os livros.
·         Registrar empréstimos.
·         Penalizar aqueles que não devolvem os livros na data marcada, enviando suas multas ao tesoureiro.
·         Conservar os livros.
·         Propor o valor da mensalidade de cada sócio.
·         Receber as mensalidades dos sócios e fazer o registro em cadernos próprios, de receitas e despesas.
·         Cobrar multa do sócio infrator das regras do Clube.
·         Planejar meios para conseguir mais recursos para o Clube.
·         Efetuar o pagamento de despesas.
·         Apresentar mensalmente o balancete do Clube.
RELAÇÕES-PÚBLICAS
SECRETÁRIO(A)
·         Substituir qualquer membro da diretoria, procurando realizar, dentro do possível, as mesmas habilidades.
·         Ajudar em diferenciadas solicitações de qualquer membro do Clube.
·         Responsabilizar-se pela confecção de  cartões de aniversários para os colegas e outros cartazes solicitados pela professora.
·         Direcionar as reuniões do Clube de Leitura.

·         Anotar os assuntos debatidos nas reuniões.
·         Redigir a ata, procurando ser fiel aos expositores.
·         Cuidar para não haver rasuras no livro de atas.
·         Ler, no início de cada reunião, a ata da última reunião para apreciação da assembleia, e dispor-se a corrigir algum engano cometido.
·         Datar e assinar a ata, conseguindo também a assinatura de todos que assistirem a reunião.


5.    Convenção: os candidatos à convenção se colocam à frente e é realizada uma pré-eleição com voto aberto. Os mais votados comporão as chapas.
6.    Período de propaganda eleitoral envolvendo divulgação das propostas de cada chapa através de cartazes, faixas, santinhos e comícios realizados em sala de aula. Todo candidato terá 15 dias para fazer sua campanha que deverá cessar 24 horas antes da eleição.
7.    Confecção da cédula eleitoral, título e lista de eleitores.
8.    Eleição e apuração.
9.    Escolha do patrono do Clube de Leitura.
10. 1ª reunião com posse da diretoria, em dia determinado no calendário escolar e, se possível, com a presença do patrono.

Duração: aproximadamente 40 dias.
Recursos: textos, entrevistas, pesquisas, vídeos, etc.
Avaliação: após cada etapa e durante todo o ano. Professor e alunos procurarão aprimorar e enriquecer, a cada reunião, as atividades do Clube.
Projeto elaborado por:
Rita de Cássia Pereira Pacheco – Supervisora Escolar
                              Maria do Rosário Araújo Gomes Corrêa – Professora do Uso da                                                   
                                     Biblioteca
Revisado por: Maria Inêz Araujo Gomes – Professora do Uso da Biblioteca

Um comentário:

  1. Parabens pelo projeto professores . Vou usa-lo para servir de parametro ao clube de leitura quwe pretendemos criar aqui na escola .

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