quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO "SESSÃO COMENTADA"

Título do Projeto: SESSÃO COMENTADA
E.E.”MENINO JESUS DE PRAGA”

1. APRESENTAÇÃO:
O projeto oportunizará aos alunos assistir a um ciclo de filmes, especialmente os desenhos animados, que possibilitem tratar de questões éticas e de valores. Atende a uma solicitação dos pais levantada no diagnóstico realizado no final de 2008, quando sugeriram um trabalho mais voltado para construção de valores positivos.  Paralelamente às exibições, serão efetuados debates sobre a temática dos filmes que envolverão: preconceito, amizade, respeito, solidariedade, entre outros temas.
Trazer o cinema para o universo escolar é muito mais do que uma atividade recreativa, estimulante e lúdica, é também uma poderosa ferramenta de aprendizado. A “Sessão Comentada” é uma iniciativa da escola para que os alunos possam vivenciar uma atividade educativa com a exibição de filmes como fator desencadeante de discussões, debates e trabalhos pedagógicos, a promoção e a integração do entretenimento e do desenvolvimento, permitindo à criança explorar seus sentidos, ampliando seu conhecimento de mundo.
2. JUSTIFICATIVA:
A aprendizagem de habilidades sociais ocorre durante um processo contínuo ao longo do desenvolvimento humano. Com a transição do ambiente doméstico para outros contextos (escola, grupos de lazer etc.), as demandas de interação com outras pessoas se tornam cada vez mais diferenciadas. A atuação da escola no desenvolvimento de habilidades sociais da criança geralmente acontece de forma não planejada quando a escola e seus professores instruem as crianças, por meio de normas, sobre os comportamentos socialmente desejáveis e indesejáveis ou quando valorizam modelos reais ou simbólicos presentes no cotidiano. Dada a função social da escola em promover, de forma harmoniosa a aprendizagem e o desenvolvimento, ela pode e deve desenvolver programas estruturados de habilidades sociais, na medida do possível articulados com a aprendizagem acadêmica. Entende-se que qualquer investimento em atividades, programas ou diretrizes de ação na área de formação de habilidades sociais requer uma definição de objetivos claros e baseados nas necessidades gerais das crianças nessa área. Este projeto tem o propósito de que o educando entre em contato com a linguagem cinematográfica, através de bons filmes que retratem essencialmente valores como tolerância, justiça e solidariedade.O filme traz a possibilidade de entrar em contato com uma diversidade de situações problemas, para entender melhor outras realidades e situar-se nela, assim como criar vínculos afetivos e sentir-se parte de um mundo maior e mais complexo.

3. OBJETIVOS:
GERAL: Oferecer espaços e oportunidades de cultura e lazer para os alunos.

ESPECÍFICOS:
  • Refletir sobre valores essenciais ao convivívio social como tolerância, justiça e solidariedade.
  • Desenvolver a linguagem oral.
  • Contribuir para formação de valores positivos.

4. PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 3º anos do Ciclo da Alfabetização e do 4º e 5º anos do Ciclo Complementar.

5. METAS: Melhorar a qualidade das relações intrapessoais e interpessoais presentes no contexto escolar.

6. METODOLOGIA:
O projeto terá início no mês de agosto com término no mês de outubro. Semanalmente, será realizada uma sessão comentada. As aulas de Educação Religiosa e Biblioteca serão os tempo/espaço usados para a atividade. Os alunos poderão se beneficiar antes, durante e depois da sessão. Antes da sessão, ao debater temas que os alunos poderão identificar no filme ou animação, o professor poderá estimular a observação mais acurada e o senso crítico dos alunos quanto à obra. Durante a sessão, os alunos poderão ter a melhor e mais prazerosa experiência de dividir com os colegas a magia do cinema deixando aflorar a sensibilidade ética e estética.
Após a sessão, um mundo de temas para debates, novos estudos e aprofundamentos se abrem, fazendo com que aprender e refletir sobre diversos temas seja, antes de tudo, um grande prazer.
Indicaremos uma lista de filmes aos alunos para que, em sistema de votação, elejam os filmes que desejam assistir. Os mais votados farão parte da programação.
As atividades de sistematização incluirão: desenhos, dobraduras, produção de textos, pinturas, murais, entre outras. Na sessão de encerramento será exibido o filme mais votado pelos alunos, com direito à pipoca, telão e reprodução utilizando o data-show, culminando com a produção de trabalhos de arte e construção de painéis para exposição dos trabalhos.

7. RECURSOS:
a. HUMANOS
As professoras de Educação Religiosa, do Ensino do Uso da Biblioteca e regentes de turma serão responsáveis por conduzir os trabalhos.
 A equipe pedagógica cuidará da seleção dos filmes e planejamento conjunto com as professoras de todas as atividades. A equipe diretiva responsabilizará pelos equipamentos para a realização da sessão de encerramento.

b. MATERIAIS
De consumo: papéis, lápis de cor, tinta, pincel, lápis preto, tesoura, cola, entre outros;
Permanentes: computador, tela, TV, Aparelho de DVD, data-show, som, CD/DVD de filmes.

8. AVALIAÇÃO:
Com os alunos:
·         Ao final de cada sessão será realizada uma avaliação da impressão dos alunos sobre o filme (categorias: Excelente/Muito Bom/Bom/Fraco).
·         Permanentemente, será realizada uma avaliação coletiva e oral com os alunos para identificar : “O que está dando certo?”; “O que pode melhorar?”.

Com os professores e a equipe pedagógica:
  • Avaliação processual para identificar se os objetivos estão sendo alcançados.

9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
O que
Quando
Como
Quem
Apresentar a lista de filmes para os alunos para votação.
1ª semana de agosto
Cada professora em sua classe apresenta a lista de filmes e procede à votação.
Professoras regentes de turmas.
Consolidar os resultados de votação das salas.
2ª semana de agosto
Divulgação dos filmes mais votados.
Equipe pedagógica.
Elaboração das propostas de atividades
2ª semana de agosto
Selecionar propostas de atividades para cada filme.
Equipe pedagógica, professoras de Educação Religiosa e do Ensino do Uso da Biblioteca.
Assistir aos filmes com as turmas.
22/08 a 30/09
Durante as aulas de Educação Religiosa e Biblioteca.
Professoras de Educação Religiosa e do Ensino do Uso da Biblioteca.
Organizar a sessão de encerramento.
04/10/2011
Todos os alunos da escola se reunirão no pátio para assistirem ao filme mais votado. Após a sessão será realizado um grande debate e cada professora se responsabilizará por acompanhar sua classe na produção da atividade de arte e construção do painel.
Equipe pedagógica, professoras de Educação Religiosa e do Ensino do Uso da Biblioteca, professoras regentes de turma.

Projeto elaborado por: Maria Claret de Faria Cimini
Especialista da Educação Básica da E.E.”Menino Jesus de Praga” em 2008.
Execução do projeto: Professoras de Educação Religiosa, do uso da Biblioteca e regentes de turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário