E. E. Menino Jesus de Prega
Período de realização: 27/ 02 a 10/05/2012
1- Apresentação: A partir da coleção “Pequenas Lições”,
oportunizar em classe a discussão sobre os valores abordados:
* “Desculpe” ( saber reconhecer os erros);
* O valor da ética (decidir entre o que é ético e o que não
é ético);
* Ecos da vida ( as consequências de nossas ações);
* A honestidade sempre vence ( importância de agir de forma a não prejudicar o outro);
* Perdoar, sempre ( com a raiva pode trazer problemas para
quem a cultiva);
* A força do exemplo ( devemos sempre dar bons exemplos).
2- Justificativa: A formação em valores positivos e a
reflexão sobre as atitudes humanas são questões básicas em todos os tempos. Se
pensarmos no contexto em que a quebra de paradigmas familiares essa abordagem
torna-se ainda urgente.
3- Objetivos:
Geral: Promover a reflexão das atitudes cotidianas no
ambiente escolar.
Específicos:
4- Público alvo: Alunos do 1º ao 3º ano de alfabetização e
alunos do 4º e 5º ano do ciclo complementar.
5- Metas: Avançar nos debates e reflexões sobre a
necessidade de uma convivência respeitosa entre as pessoas, principalmente no
interior da escola onde existem tantas pessoas com valores e crenças
diferentes, aprendendo a respeitar essa diversidade.
6- Metodologia: A partir da coleção “ pequenas Lições” as
professoras de Ensino religioso irá desenvolver os trabalhos focados na questão
das atitudes positivas. São 6 títulos e, a cada semana, será lida uma história
e proposta a reflexão, culminado com uma atividade para consolidação das ideias.
A proposta incluirá atividades de artes como empreendimento para divulgação nos
painéis externos da escola, oportunizando a socialização das discussões
realizadasrealizadas em classe e a elevação
da autoestima dos alunos ao verem seus trabalhos expostos. Ter sempre o cuidado
de registrar no caderno de Ensino religioso o título do livro e indicar a
atividade que foi produzida se ela não for ser colada, registrar no caderno.
7- recursos:
Humanos: As professoras de Ensino Religioso serão
responsáveis por desenvolver os trabalhos em classe. A equipe pedagógica fará a
assessoria e acompanhamento do projeto.
Materiaisde consumo: papel sulfite, lápis de cor, tinta,
pincel, massinha de modelar, tesoura, cola, entre outros. Permanente: coleção
“Pequenas Lições”.
8- Avaliação:
Com os alunos: Em classe realizar autoavaliação para ver se
os alunos estão cumprindo os combinados do projeto, se estão se
responsabilizando pelas atividades. Avaliar pontos positivos e outros que podem
ser melhorados.
Com as professoras e equipe pedagógicas: Avaliar o interesse
dos alunos pela temática e metodologia de trabalho aplicado. Avaliar o alcance
dos objetivos propostos.
9- Cronograma:
Sugestões de empreendimento:
a. O valor da ética: construir dobraduras do peixinho.
Montar um mural cuja representação de um mar e suas ondas. O título pode ser:
Quero nadar nas águas da ética. Cada aluno escreve em seu peixinho uma frase
que retrate o que ele “ aprendeu” com a história. Se não quiser montar o mural
o peixinho pode ilustrar o próprio caderno.
b. Perdoar sempre: Listar “ o que me causa raiva? em
paralelo “ o que posso fazer para evitar esse sentimento? Esse paralelo pode ser construído no próprio
caderno com os alunos do 3º ao 5º ano. Coletivamente para as classes de 1º e 2º
ano ainda não escritora e fixado na sala.
c. Desculpe! Construir com a classe uma lista de palavra
“mágica”. Propor: Além da palavra DESCULPE, que outras palavras precisam fazer
parte do nosso dia a dia para que possamos cultivar a gentileza? Pode-se
registrar no caderno a frase inicial da capa do livro: Faça com que suas
palavras sejam tão suaves quanto o silêncio. As crianças podem ainda a ser
convidadas a desenhar uma história em quadrinhos (4ª 5quadros) em os
personagens vão viver uma determinada situação que precisem utilizar das
palavras mágicas. Podem simplesmente criar uma ilustração par amostras uma
dessas ações.
d. A força do exemplo: registrar no caderno: Mais do que
ensinamento o que vale mesmo é o exemplo praticado no dia adia. Que exemplos
você pode dar: na escola? Em casa? Numa festa de aniversário? No clube? Na
igreja? Na rua? Quando encontra uma
pessoa sem agasalho no período de frio? Quando alguém bate à sua porta dizendo
estar com fome? Escreva ou ilustre cenas que retratem bons exemplos que podem
ser vivenciados nessas situações.
e. A honestidade sempre vence: registrar no caderno: Escolha
sempre o caminho do bem. Mesmo que seja o mais difícil. Pode-se propor:
- ilustrar a parte da história que mais gostou.
-reconte o final da história.
- faça a dobradura do tipo origami representando o príncipe
e a princesa (a Aparecida Maia tem o modelo).
f. Ecos da vida: registrar no caderno a frase inicial da
capa: Tudo que fazemos na vida, mais cedo ou mais tarde, retorna par nós
mesmos.
-Discussão: Se desejamos que coisas boas e agradáveis
aconteçam conosco precisamos agir da mesma forma com os outros. Assim quando
desejamos ao outra saúde, paz, alegria, presentes, carinho, sorriso,
felicidade, sucesso, boas notas... Entre tantas outras coisas, isso tende a
retornar para nós.
- Atividade para ser realizada em dupla: peça às crianças
que desenhem o contorno dos dedinhos, 5 coisas boas que deseja para seu colega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário