ü Escola: Escola Estadual Menino Jesus de Praga.
ü Nome do Projeto ou prática: Teatro na Escola.
ü Responsável pela elaboração do projeto ou prática: Equipe pedagógica e diretiva, Maria Inêz (Professora em Uso da Biblioteca) e Melissa (coreografia).
ü Responsável pela execução do projeto ou prática: Maria Inêz (Professora em Uso da Biblioteca) e Melissa (coreografia).
ü Profissionais da escola envolvidos no projeto ou prática: Maria Inêz (Professora em Uso da Biblioteca) e Melissa (coreografia).
ü Público-alvo do projeto ou prática: Alunos dos 4º e 5º anos.
ü Período de execução do projeto ou prática: Agosto e setembro.
ü Relatório:
Representar é agir de acordo com uma determinada regra ou convenção. É desempenhar um papel que comove, alegra e entristece os espectadores. E, é buscando esta expressividade que o teatro na escola, pretende: expressar e comunicar aos outros emoções, ideias e valores que consideramos importantes.
É através da leitura e análise do texto que iniciamos o nosso trabalho, procurando observar atentamente os conflitos entre as personagens e suas características físicas e psicológicas. A memorização do texto é importante para que se tome consciência dos significados das falas e do texto como um todo. A partir daí começamos a evidenciar as ações das personagens no espaço de representação, relacionando-as umas com as outras e com os objetos de cena. Passamos então para a inclusão da trilha musical e das coreografias que irão compor a peça.
Durante todo período de ensaio observamos cada participante, fazendo comentários necessários para que sua atuação possa ser a melhor possível. Ouvimos, também, as sugestões dadas pelos demais participantes e muitas vezes, modificamos a performance em função delas.
A definição do figurino é feita mediante pesquisa e o cenário é o mesmo utilizado para o Recital de Poesias, pois a peça é apresentada neste dia, enriquecendo a culminância do projeto. Outras peças teatrais são preparadas e apresentadas durante o ano, e suas apresentações se dão no pátio coberto, ficando muitas vezes sem o cenário ou aproveita-se o painel de alguma comemoração.
Procuramos transpor os muros da Escola, levando esta arte para outros espaços da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário