Título do Projeto: FEIRA DO SABER
E.E.”MENINO JESUS DE PRAGA”
Período de realização: março/abril/maio
1. APRESENTAÇÃO: Acreditamos que a escola que a gente quer é a escola que a gente faz. Assim sendo, trabalhamos procurando vivenciar o marco referencial explicitado na Proposta Pedagógica da escola, que busca proporcionar aos alunos uma escola viva, criativa, atraente e prazerosa, elevando sua auto-estima para que possa atingir uma aprendizagem significativa.
O projeto pretende trabalhar com uma metodologia dinâmica, voltada para a pesquisa e produção ativa do aluno na construção do conhecimento.
2. JUSTIFICATIVA: A “Feira do Saber” constitui-se em instrumento pedagógico importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e como forma de ultrapassar os muros da escola, estabelecendo uma parceria entre escola e comunidade na construção do conhecimento.
O período que antecede a culminância do projeto exige um redimensionamento da prática pedagógica da escola e a prática docente das professoras, tornando as aulas mais dinâmicas e produtivas, aproximando a comunidade da escola, promovendo a pesquisa, abrindo as portas da escola para receber diferentes pessoas de diversos segmentos, capazes de enriquecer os trabalhos e, ao mesmo tempo, saindo com os alunos do espaço da escola para aproximá-los do tema que buscam conhecer.
3. OBJETIVOS:
GERAL: Despertar o interesse dos alunos e da comunidade em geral pelas mais diversas áreas do conhecimento através da pesquisa e da socialização das descobertas para o público.
ESPECÍFICOS:
- Tornar a aprendizagem significativa, aproximando os conteúdos escolares do cotidiano;
- Desenvolver competências e habilidades em realizar pesquisas e fazer trabalhos de campo;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Aprimorar a competência em produzir textos e materiais de apoio para exposição dos trabalhos.
4. PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º aos 3º anos do Ciclo da Alfabetização e dos 4º e 5º anos Complementar.
5. METAS: Desenvolver o espírito de pesquisa e a capacidade de expor idéias, conclusões e descobertas.
6. METODOLOGIA:
O projeto acontece em duas etapas: a primeira envolve os alunos dos 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização e a segunda, os alunos dos 4º e 5º anos do Ciclo Complementar.
Em discussão com os alunos e coordenação pedagógica as professoras definem os temas e planejam as atividades necessárias ao seu desenvolvimento, procurando organizar atividades extraclasse, excursões, palestras e/ou entrevistas com profissionais convidados, buscando um maior envolvimento com a comunidade.
Durante a culminância do projeto, que acontece no sábado, de forma a garantir uma presença maior das famílias e da comunidade escolar, os trabalhos são apresentados pelos alunos, organizados em pequenos grupos, com apoio de cartazes, maquetes, de forma oral, dentre outras estratégias, contando com a supervisão e orientação das professoras.
Os alunos do 1º ano do Ciclo de Alfabetização participam produzindo e socializando nos murais da escola, atividades de arte, utilizando variadas técnicas que possibilitem a livre expressão e a criatividade.
7. RECURSOS:
a. HUMANOS: todas as professoras da escola, equipe diretiva, pedagógica e comunidade escolar.
b. MATERIAIS
De consumo: papéis, lápis de cor, tinta, pincel, lápis preto, tesoura, cola, entre outros;
Permanentes: os que a escola possui e são solicitados pelas professoras.
8. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação do projeto envolverá momentos e instrumentos variados. No decorrer de todas as atividades a avaliação será realizada pelas professoras regentes de turma, numa perspectiva processual e formativa, avaliando os objetivos estabelecidos e o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Promove, ainda no interior da sala, a auto-avaliação dos alunos.
Na culminância do projeto a equipe pedagógica visitará todas as salas, procurando avaliar os trabalhos desenvolvidos dentro do tema de pesquisa de cada classe e socializando esse parecer com a equipe diretiva e as professoras.
A comunidade e o colegiado também participam, registrando no diagnóstico encaminhado para as famílias as impressões sobre o evento.
9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
O que fazer? | Quando? | Quem? |
Definir no calendário escolar as datas da primeira e segunda fases da “Feira do Saber” | Dezembro do ano anterior. | Direção, equipe pedagógica e professoras. |
Definir temas e planejar atividades para o desenvolvimento dos trabalhos que culminarão com a “Feira do Saber”. | Final de março. | Equipe pedagógica e professoras. |
Escolha de técnicas e temas que orientarão os trabalhos de arte que serão expostos nos murais da escola no dia da culminância do projeto. | Início de maio. | Equipe pedagógica e professoras dos 1º anos do Ciclo de Alfabetização. |
Reunião de pais para expor os temas da feira, discutir ações previstas e solicitar apoio no desenvolvimento das atividades. | Início de abril. | Professoras dos 2º ao 5º anos. |
Desenvolvimento de pesquisas, trabalhos de campo e outras atividades ligadas ao tema. | Abril e maio. | Alunos dos 2º aos 5º anos, sob a orientação das professoras regentes de turmas. |
Desenvolvimento de trabalhos de arte para exposição. | Final de maio. | Alunos dos 1º anos do Ciclo de Alfabetização, sob orientação das professoras. |
Culminância do projeto: apresentação dos trabalhos e/ou resultados das pesquisas e exposição dos trabalhos artísticos. | Maio | Alunos, sob orientação das professoras e apoio da comunidade. |
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