Projeto:
Trabalho com Jornal
“O trabalho com jornais além de ampliar o universo de conhecimentos dos alunos, é excelente recurso para formar leitores mais competentes, críticos e atualizados.”
Leiva de Figueiredo
Tema: Características dos jornais e dos textos jornalísticos.
Duração prevista: Agosto e Setembro.
Áreas de Abrangência: Português, História, Ética e Cidadania.
Alunos: 4º e 5º anos do Ciclo Complementar.
Executoras do projeto: Professoras regentes e Equipe pedagógica.
Título do projeto: Jornal MJP e Jornal “Praler” Com Prazer
Diagnóstico: O jornal é um importante veículo de informações que pode ser utilizado para desenvolver a criticidade e a consciência reflexiva. Pela riqueza de suas informações o jornal permite não só a leitura da palavra, mas também a leitura de mundo. Canal de comunicação pública, atual e comprometida com a verdade o jornal é rico para instrumentalizar os alunos a interagirem com a notícia de fatos, com a informação de temas políticos, sociais, econômicos culturais dentre outros.
A proposta pedagógica da escola contempla a capacidade fundamental de formar leitores habituais e cidadãos bem informados, capazes de agir e transformar a realidade em que vivem. Neste sentido a vivência desse projeto é caminho para o alcance dessa meta.
A elaboração de um jornal pelos próprios alunos além de estreitar os laços de comunicação entre escola e comunidade, será veículo para divulgar as atividades e produções deles, promovendo a leitura, a escrita e o entretenimento.
Proposta pedagógica: Consideramos relevante aproximar os conteúdos ministrados com a realidade vivida; essa abordagem da vida cotidiana ligada ao ensino das disciplinas apresenta-se como espaço ideal para que o trabalho com jornal seja desenvolvido.
Antes da elaboração do jornal com os alunos torna-se necessário a aproximação dos alunos com este portador de texto: manuseando, reconhecendo a sua estrutura, realizando múltiplas leituras numa abordagem critica, tornando possível aos pequenos identificar os caminhos por que passam os fatos até chegarem a ser textos.
Nesse percurso é importante dessacralizar a noção de verdade como regra abrindo perspectivas de trabalhar com o texto enquanto construção numa compreensão mais abrangente do fato jornalístico. Primeiramente, um fato ou um acontecimento não se da por si só; ele e, sim, consequência de outros fatos que se desenrolam ao longo de um tempo, num determinado contexto.
Desenvolver essa leitura critica e plural na escola. Trabalhar com os interstícios da notícia ajudando a compreender o fato, o que o transcende. Por exemplo: em qual lugar do jornal aquele texto aparece? Que fonte foi buscada para que o jornal desse aquela notícia? Qual o interesse do veículo em noticiar o fato? Em qual sentido a opinião está direcionada quais as causas/conseqüências do fato em questão?
Não basta utilizar o jornal na sala de aula sem considerar a situação discursiva. É preciso ir além, assumindo uma concepção de língua que permitirá situá-la enquanto discurso.
O professor poderá se utilizar ainda de uma grande riqueza do jornal: a exploração dos diferentes tipos de textos: reportagem, notícia, comentário, texto opinativo, propaganda, quadrinhos, horóscopo etc.; categorizando os textos em função de uma situação discursiva e explicitando a organização interna do texto.
Ainda que a proposta seja procurar compreender a produção e a leitura do texto jornalístico mais abrangente do que uma leitura pronta e acabada, é importante considerar e conhecer alguns conceitos e convenções que acompanham os textos jornalísticos, tais como: o que é um artigo? Caderno? Editorial? Notícia? Como é formatado? O que é manchete? Como se organiza a 1ª página? Quais as características relevantes de cada seção? Entre outras.
Ao final os alunos irão elaborar seu próprio jornal, todas as seções serão escritas por eles.
O jornal será impresso em gráfica, numa edição anual, em que todos os alunos receberão um exemplar.
A tônica de considerar esse portador em sua totalidade, explorando suas características, especificidades, funções, aspectos gráficos, manuseando “jornais inteiros”, diferenciando os cadernos, lendo fotos, legendas, manchetes, títulos e colunas, com ênfase no processo de produção será fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados.
Objetivo de empreendimento:
Ø Montar o jornal-mural da classe organizando-o em diferentes seções.
Ø Visitar a sede de um jornal impresso da cidade, para observação da rotina a feitura do jornal.
Ø Produzir o jornal “Praler Com Prazer” e o Jornal MJP.
Objetivo de vida cotidiana:
Ø Formar equipes de trabalho e assumir tarefas.
Ø Responsabilizar-se pela realização das atividades individuais e grupais.
Ø Cooperar para o bom andamento dos trabalhos respeitando os colegas, sabendo manifestar opiniões.
Ø Disponibilizar-se para ouvir idéias, opiniões e argumentos alheios e rever pontos de vista, quando necessário.
Objetivos de competência:
Português:
Ø Ampliar a capacidade de leitura e escrita
1) Na leitura do jornal:
· Reconhecer a configuração de um jornal.
· Identificar as diferentes partes de um jornal.
· Explicitar as razões de diferentes textos.
· Relacionar textos aos seus leitores.
· Identificar diferentes tipos de textos.
· Localizar e retirar informações.
· Fazer interferência com base nas pistas textuais.
· Realizar compreensão global de um texto.
· Sintetizar informações.
· Identificar causas e conseqüências de fatos.
· Distinguir fato de opinião/suposição.
· Identificar intenções nos diferentes textos.
· Operar com índices e saliências textuais.
2) Na escrita do jornal:
· Prever o leitor do texto.
· Definir o tema do texto.
· Definir o objetivo do texto.
· Definir o suporte específico do texto.
· Organizar, com coerência, o texto.
· Escolher o registro lingüístico adequado.
· Realizar a organização do texto.
· Avaliar se o texto produzido atende ao objetivo proposto e ao leitor.
· Desenvolver procedimentos de revisão de texto.
Ética e Cidadania:
Ø Desenvolver a capacidade de leitura crítica e plural dos textos jornalísticos
Ø Desenvolver a capacidade de assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.
Ø Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.
Ø Apresentar propostas na resolução de problemas levantados por meio das notícias jornalísticas, considerando a forma de atuação solidária nessas situações.
História:
Ø Conhecer fatos históricos que marcam a trajetória desse portador.
Ø Identificar realidades do cotidiano mundial, nacional e local através da leitura de jornais.
Instrumentalização:
Ø Manuseio e leitura de jornais diversos.
Ø Realização de entrevistas com jornalistas locais.
Ø Visita à sede de um jornal local para observação da rotina e diagramação do jornal impresso.
Ø Análise e levantamento das características dos textos jornalísticos.
Ø A partir de uma notícia (reproduzida em lâmina), explicar que o texto jornalístico é formado por seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por que (LIDE). Seguindo o texto a turma deverá identificar as respostas para essas perguntas.
Ø Organização dos cadernos.
Ø Organização das seções, notícias, classificados, metereologia, horóscopo, serviço de informação, propaganda, entretenimento etc.
Ø Os elementos da primeira página: título, número, preço, data (cabeçalho), manchete e as chamadas - que servem para adiantar os assuntos principais muitas vezes apoiadas em fotos.
Ø Recursos das páginas internas.
Generalização:
Ø Produção de textos diversos para elaboração do jornal: “Praler” Com Prazer
Ø Produção de relatórios e entrevistas a partir da visita à sede do jornal local.
Ø Resolução das atividades propostas atendendo a diferentes propostas de manuseio, identificação, localização de informações, análise crítica entre outras.
Algumas sugestões de atividades:
Ø Coleta de jornais que circulam pela cidade realizada pelos alunos e as professoras (jornais locais, regionais etc.).
Ø Organizar uma oficina para apresentar os jornais observando: manuseio, forma de dobrar, nome do jornal, data, formato, periodicidade da publicação, temática, número de cadernos, seções etc.
Ø Organizar atividades para coleta de notícias locais, do país e do mundo. Classificar, analisar e montar um jornal mural.
Ø Organizar uma atividade em que os alunos deverão, a partir da leitura de jornais, analisar textos classificando-os como notícia ou propaganda, levantando características singulares dessas tipologias e estabelecendo diferenças entre os textos.
Ø Coletar notícias ou reportagens de jornais e registrar:
Título do jornal:
Data: Local:
Título da notícia:
Página consultada:
Autor da notícia:
Caderno de onde foi retirada a notícia:
· Realizar predições a partir do titulo da manchete:
Ler e distinguir - Do que irá tratar
Comparar as hipóteses e manchete real.
· Propor as crianças que assistam telejornais, ouçam noticiários de rádio, leiam jornais identificando os assuntos mais comentados, procurando mostrar os diferentes formatos que uma notícia ganha conforme o veículo de circulação.
Ø Combinar com os alunos que a cada dia da semana dois alunos irão trazer para classe uma notícia ouvida na TV. Eles deverão registrar o assunto, dar um título para a notícia que será afixada no mural Cantinho da TV. Os alunos irão comentar e dar opiniões a respeito da notícia.
Ø Solicitar aos alunos que coletem notícias, reportagens, artigos, em vários jornais e revistas sobre um mesmo assunto. Comparar as diferentes abordagens.
Ø Apresentar aos alunos uma foto de jornal ou revista e pedir que escrevam uma notícia baseados no que a imagem está lhes dizendo. Depois cada um poderá ler a sua notícia e comparar com o original.
Ø Ordenar uma notícia fora de ordem (fatiada), para que os alunos recortem e reorganizem na ordem certa, colando a notícia numa folha.
Ø Confrontar contos de fada e notícias estabelecendo suas diferenças:
Texto literário Notícia
Fala de coisas imaginárias Fala de coisas reais
Tem personagens Tem pessoas reais
Não tem compromisso Traz informações compro-
com a verdade metidas com a verdade.
Linguagem poética Linguagem objetiva
Pontuação expressiva (! -...,) Pontuação objetiva (.,:)
Ø Propor aos alunos:
Criar um título para a notícia.
Escolher uma foto da primeira página e fazer nova legenda, inserindo outros elementos (nomes de pessoas, acontecimentos).
Elaborar uma manchete que gostaria de ver nos jornais.
Imaginar e elaborar um tipo de manchete que poderá aparecer no futuro.
Ø Sugestões de jogos:
1- Jogo dos pares:
Recortar fotografias de jornais separando- as de suas legendas.
Embaralhar as fotos e distribuí-las aos alunos.
Espalhar pela mesa um número de legendas maior que o número total de fotos.
Os alunos deverão ir comparando as legendas para montar os pares corretos.
Vence quem conseguir associar corretamente, no menor espaço de tempo, as legendas e as fotos.
2- Adivinhe se puder:
Organizar a classe em pequenos grupos.
Cada grupo escolhe uma notícia, anúncio ou qualquer outro texto do jornal.
Cada grupo lê em voz alta a informação que escolheu se for uma notícia ou reportagem muito longa, o aluno conta com suas palavras para a classe.
Os outros grupos deverão descobrir a que caderno do jornal ela deve pertencer.
Ganham pontos os grupos que acertarem.
Vence o grupo que obtiver o maior numero de pontos ao final do jogo.
Ø Sugestões para trabalhar a primeira página:
Realizar uma dinâmica de reconhecimento da página.
Montar um dicionário com os elementos da primeira página, suas características e funções.
Montar uma primeira página para um jornal considerando seus componentes e características.
Xeroxar algumas chamadas sem o título para que o aluno possa prever o título.
Dar o título para que ele possa prever a chamada.
Xeroxar separadamente título e chamada para ele relacionar.
Bibliografia:
Ø Presença Pedagógica – maio/junho de 1996. Ed. Dimensão. “Jornal Construindo Leitores e histórias.”
Ø Nova Escola - Revista do professor - setembro de 2004. “Jornal na Escola.”
Ø 100 fichas práticas para explorar o jornal na sala de aula. Nicole Herr - Ed. Dimensão.
Ø Aprendendo a ler com jornal - Nicole Herr - Ed. Dimensão.
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